Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Vacinação de idosos acima de 90 anos está abaixo da expectativa em São Vicente

Dos 1.440 idosos acima de 90 anos na cidade, foram imunizados contra a covid-19 apenas 796, o que representa 55,2% dessa faixa etária

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/02/21  -  22:54
Santos, que recebeu 30 mil doses do Governo do Estado, já vacinou 67,8 mil pessoas
Santos, que recebeu 30 mil doses do Governo do Estado, já vacinou 67,8 mil pessoas   Foto: Walter Mello/Arquivo/AT

Dos 1.440 idosos acima de 90 anos na cidade, foram imunizados 796, o que representa 55,2% da população nesta faixa etária. Embora mais da metade destes idosos já tenha recebido a primeira dose do imunizante, a meta de alcançar a totalidade destes moradores ainda não foi alcançada. Assim, a Secretaria de Saúde de São Vicente solicita que todos os idosos com 90 anos ou mais compareçam ou sejam levados pelos familiares à unidade de vacinação mais próxima.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Vale ressaltar que a Sesau destinou dois locais exclusivos para a vacinação de idosos: o Fundo Social de Solidariedade (FSS), na Rua Benedito Calixto, 205, no Centro (Área Insular), e a Subprefeitura, localizada na Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco (Área Continental). Para garantir ainda mais agilidade, comodidade e conforto aos idosos, estes locais contam com sistema drive-thru, no qual os profissionais de saúde aplicam o imunizante sem que o idoso precise descer do veículo. O horário de funcionamento é das 9h às 15h30. No local, há também agentes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) orientando o tráfego.


Além disso, segundo a prefeitura, as vacinas contra a Covid-19 são aplicadas nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), sempre das 9h às 15h30. “É muito importante que os idosos acima dos 90 anos tomem a vacina, pois as chances de adquirir a doença caem bastante, e se contraírem, a vacina diminui muito a chance de adquirir a forma grave da Covid-19”, explica Luciana Schiavetti, diretora da Vigilância em Saúde de São Vicente.


Idosos acamados


Para os casos de idosos acamados ou impossibilitados de comparecer aos locais de vacinação, a Secretaria de Saúde disponibiliza o agendamento para atendimento em domicílio pelo telefone 3467-6632, que funciona também pelo WhatsApp. É importante que, durante o atendimento, os idosos apresentem RG, CPF e comprovante de residência.


Já os trabalhadores da saúde têm que estar ativos e comprovar que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde. Será necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, carteira do Conselho e documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde (holerite, contrato ou carteira de trabalho). Para autônomos, apresentar alvará do estabelecimento.


A Sesau solicita que, para agilizar o atendimento e inserção no sistema, a pessoa realize um pré-cadastro no site Vacivida, por meio deste linkhttps://vacinaja.sp.gov.br/. Importante ressaltar que o pré-cadastramento não é obrigatório, mas essencial para a fluidez do atendimento.


Em São Vicente, desde o início da vacinação, em 20 de janeiro, até terça-feira (16/2) foram aplicadas 8.831 doses. O Município ainda dispõe de 5.400 doses, de acordo com a prefeitura.


Logo A Tribuna