Tartaruga-verde é encontrada em avançado estado de decomposição em praia de São Vicente

Segundo o Instituto Gremar, animal possuía uma fratura na carcaça

Por: ATribuna.com.br  -  20/01/22  -  19:49
Atualizado em 20/01/22 - 21:33
Tartaruga foi recolhida da praia por equipes da Guarda Municipal (GCM)
Tartaruga foi recolhida da praia por equipes da Guarda Municipal (GCM)   Foto: Arquivo pessoal/Marcelo Trentim

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi encontrada morta na praia do Itararé, em São Vicente, na quarta-feira (19). O animal foi encontrado por um banhista que chamou a Guarda Municipal. A equipe, por sua vez, acionou o Instituto Gremar, que monitora as praias na Bacia de Santos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo o instituto, a tartaruga encontrava-se em avançado estado de decomposição, assim não foi possível avaliar a causa da morte.


Durante análise inicial, a equipe técnica do Gremar encontrou uma fratura na carapaça do animal, provavelmente causada por colisão com embarcação. Também foi possível identificar a presença de fibropapilomas.


Segundo o instituto, a fibropapilomatose é uma doença caracterizada pela presença de múltiplos tumores de pele, de natureza benigna, que podem também afetar órgãos internos. É bastante comum em entre as tartarugas-verdes juvenis e podem prejudicar o deslocamento e alimentação dos animais, causando debilidade e, em alguns casos, o óbito.


A carcaça do animal foi recolhida e levada para a sede do instituto, onde passará por exames necroscópicos e será possível identificar a causa da morte.


Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos

Conduzido pelo Ibama, o projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.


O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou (13) 99711 4120.


Logo A Tribuna
Newsletter