São Vicente trabalha em projeto que mira a celebração de seus 500 anos

Prefeitura fará planejamento estratégico visando o aniversário de 2032

Por: Thiago D'Almeida  -  22/01/22  -  11:07
Marco Padrão, na Praia da Biquinha, é um dos pontos turísticos que remetem à fundação da primeira vila
Marco Padrão, na Praia da Biquinha, é um dos pontos turísticos que remetem à fundação da primeira vila   Foto: Flavio Hopp/AT

Um dos pontos marcantes da comemoração de 490 anos de fundação de São Vicente, celebrado hoje, é o início da contagem regressiva de uma década para a marca de 500 anos da primeira cidade do Brasil, englobando um planejamento de recuperação.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Para o prefeito Kayo Amado (Podemos), organizar o plano de ação é fundamental para o sucesso e, além disso, uma vez que as tarefas sejam cumpridas até o aniversário de cinco séculos, o Município pretende não comemorar apenas a data, mas também uma visível melhoria em setores importantes. Entre as medidas citadas, estão investimentos em Segurança, Educação, Saúde, Infraestrutura e Turismo.


“Buscamos a contratação de um planejamento estratégico para São Vicente, algo que será feito sem o uso de recursos públicos, ou seja, apenas com apoio de parcerias privadas”, explica Kayo.


Melhorias

Com o prazo citado, segundo o chefe do Executivo vicentino, torna-se mais viável a aplicação das melhorias almejadas.


“Muitas vezes, as pessoas criam expectativas de que todos os problemas possam ser resolvidos do dia para a noite, de um ano para o outro ou em apenas um mandato. Mas os históricos problemas de São Vicente são fruto de décadas de abandono. Com dez anos projetados, a gente tem o que alcançar. Se trabalharmos com foco e meta, fazendo todo mundo atuar de forma integrada, não só a Prefeitura, mas as instituições, as organizações sociais, a Câmara de Vereadores e o cidadão, enfim, todos conseguiremos mudar a cidade e fazer São Vicente ser melhor”.


História

E se o futuro é visto com otimismo, o passado também precisa ser destacado, afinal, a Cidade está a apenas uma década de se tornar a primeira do Brasil a completar 500 anos.


Em 22 de janeiro de 1502, a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou ao território e deu à ilha o nome de São Vicente. Exatamente 30 anos depois, outro navegador português, Martim Afonso de Sousa, atracou ao local.


Enviado pela Coroa Portuguesa para constituir na região a primeira Vila do Brasil, resolveu batizá-la de modo a reafirmar o nome do santo daquele dia, seguindo a fé católica dos navegadores portugueses.


Para o que se tornaria o município de São Vicente, a denominação de Vila significava uma série de benefícios para a população. O termo era utilizado pelos portugueses para denominar uma cidade organizada.


Logo A Tribuna
Newsletter