Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

São Vicente retomará aulas presenciais em 5 de abril

Segundo a prefeitura, incialmente, será adotado o sistema híbrido nas escolas municipais

Por: Por ATribuna.com.br  -  04/03/21  -  21:14
As medidas constam no Plano Municipal de Retomada
As medidas constam no Plano Municipal de Retomada   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Prefeitura de São Vicente anunciou, nesta quinta-feira (4), que irá retomar as aulas presenciais em 5 de abril. Segundo a administração, o início das atividades nas escolas municipais será de forma híbrida.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


As medidas constam no Plano Municipal de Retomada, documento elaborado pelo grupo de trabalho formado por representantes da Secretaria de Educação (Seduc), do professorado, gestores, funcionários, pais, secretarias de Saúde (Sesau) e de Assistência Social (Seas), Vigilância Sanitária, Conselho Municipal da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.


De acordo com a prefeitura, as propostas apresentadas no decorrer de fevereiro foram avaliadas, com o consenso de que a volta aconteça de maneira segura para alunos, professores e funcionários, em conformidade às orientações do Plano Estadual e de acordo com a realidade local.


Além disso, foram elencadas ações para o pré-retorno às atividades presenciais, envolvendo a organização do ambiente escolar, aquisição de equipamentos de proteção individual, condições de higiene, treinamento e capacitação, medidas sociais de saúde, entre outras.


Readequação


 A proposta pedagógica do retorno gradativo se dará de forma distinta, de acordo com cada unidade e a etapa de ensino. Para isso, será necessária uma readequação da grade de aulas e adoção de horário reduzido.


As creches atenderão de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Cada turma, composta por 20% do total de crianças, frequentará a unidade uma vez por semana.


Na Educação Infantil, as atividades presenciais serão de segunda a quinta-feira, com período reduzido a três horas diárias. Cada grupo, formado por 25% do total, frequentará a unidade uma vez por semana.


Já nos Anos Iniciais (1º a 5º ano), as atividades presenciais serão de segunda a quinta-feira, com período reduzido a três horas diárias. Cada grupo, formado por 25% do total, frequentará a unidade uma vez por semana.


Por fim, nos Anos Finais (6º a 9º ano), as turmas terão capacidade máxima de 30% e cada grupo frequentará a escola por cinco dias consecutivos, entre segunda a sexta-feira, com jornada de três horas diárias.

Durante o revezamento, os alunos que não estiverem na aula presencial continuarão tendo aulas remotas. Já os estudantes que estiverem exclusivamente na modalidade remota, serão atendidos pelos professores integrantes do grupo de risco e deverão realizar as atividades propostas, para fins de frequência e avaliação, devendo o responsável comparecer à unidade escolar, sempre que solicitado, para devolutiva das atividades e demais orientações.


Logo A Tribuna