Mais de 900 t de enxofre ficam espalhadas após acidente em área preservada de São Vicente

Acidente ocorreu no último dia 9, após o deslizamento de uma barragem, que atingiu o trem que transportava o produto químico

Por: De A Tribuna On-line  -  23/02/19  -  23:20
  Foto: Divulgação

Um carregamento de enxofre que era transportado por trem ficou espalhado em uma área de preservação ambiental em São Vicente, após um acidente. Mais de 900 toneladas do produto foram lançadas no trecho. A situação aconteceu por conta de uma pedra que se desprendeu de uma encosta durante uma tempestade. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza a retirada do material.


O acidente ocorreu no dia 9 de fevereiro, na altura do Km 97 da ferrovia que dá acesso ao Porto de Santos, dentro do Núcleo Itutinga-Pilões, do Parque Estadual da Serra do Mar. Por conta das fortes chuvas na região, um deslizamento fez com que uma pedra atingisse o trem carregado de sacos de enxofre à granel. O impacto fez com que as portas dos vagões se abrissem, permitindo que o material caísse na área de mata.


Em nota oficial, a Rumo, empresa que levava o produto, explicou que o trabalho para a neutralização do avanço do produto químico em rios da região já está sendo feito. As equipes contam com acompanhamento de órgãos ambientais responsáveis.


Todo o procedimento está sendo realizado dentro do prazo estipulado pelo Ibama, que também acompanha os impactos causados pelo vazamento dos produtos.


Também por meio de nota, o Ibama afirmou que não houve perda para nenhum rio, e que por se tratar de material granulado, não ocorreram maiores danos.


Logo A Tribuna