Liminar obriga retomada de 100% da frota de ônibus de São Vicente em horários de pico: 'Enfraquece'

Motoristas iniciaram a greve nesta quarta-feira (19) devido a atraso de salários e benefícios

Por: ATribuna.com.br  -  19/01/22  -  08:48
Atualizado em 19/01/22 - 22:24
Motoristas só vão circular com 100% dos coletivos até 9h
Motoristas só vão circular com 100% dos coletivos até 9h   Foto: Carlos Abelha/TV Tribuna

Uma liminar obriga que os motoristas do transporte público de São Vicente, que entraram em greve nesta quarta-feira (19), operem 100% da frota durante os horários de pico. Após estes períodos, a frota deve rodar com apenas 60% dos coletivos.


Os funcionários da Otrantur, empresa responsável pelo transporte, entraram em greve nesta quarta como resposta ao não pagamento do salário de dezembro e demais benefícios, como vale-refeição por assiduidade, férias vencidas, horas extras e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).


"O que mais nos deixa entristecidos é iniciar a greve com uma liminar dizendo que o sindicato e o trabalhador tem o direito de greve, mas com uma liminar que rode 100% dos ônibus em horário de pico e 60% nos demais horários. Isso enfraquece o movimento", informou o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santos e Região, José Alberto Simões, à TV Tribuna.


Em nota, a Otrantur reitera, que o pleito dos colaboradores é motivado pelo atraso de salários, em virtude de crise financeira da empresa, imposta por diversos fatores como o não reajuste da tarifa, aumento do diesel e limitações referentes à pandemia.


A concessionária diz ainda, em nota, que pediu auxílio à prefeitura, "a fim de obter da cidade a antecipação da compra de vale transporte e quitar os valores em aberto junto aos colaboradores, oferecendo, inclusive, garantias financeiras, mas não se obteve uma resposta oficial até o momento".


Ainda segundo a empresa, busca-se diálogo e um acordo com os colaboradores, além de um caminho, junto ao Poder Público, que proporcione a melhora no sistema municipal de transporte, pois o prejuízo operacional pelo não reajuste tarifário em 2021 supera os 7 milhões de reais.


A Prefeitura de São Vicente informa que recebeu uma notificação do sindicato sobre a greve, mas que de acordo com o artigo 11 da Lei 7.783/89, nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.


Por conta da liminar, a Prefeitura notificará o sindicato e a concessionária para que cumpram a medida, garantindo o atendimento à população durante o período de greve. Os horários de pico, que devem receber 100% da frota, vão das 6h às 9h e das 16h às 19h.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter