Lagarto é resgatado dentro de porão de loja em São Vicente; vídeo

Resgate foi feito por equipes do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal da cidade, na quarta-feira (14)

Por: De A Tribuna On-line  -  15/11/18  -  17:35
  Foto: Reprodução/AT

Equipes do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente resgataram, na tarde de quarta-feira (14), um lagarto adulto, dentro de uma loja, no bairro Vila Melo. A captura do animal aconteceu após os agentes serem informados pelo dono do estabelecimento, que se assustou com a presença do bicho.


O resgate aconteceu por volta das 13h, na Avenida Antônio Emmerich. No endereço indicado, funcionava um pet shop, que foi fechado por ordem judicial. Ao reformar a loja, o novo proprietário notou a presença do animal e acionou as autoridades.


Após tentarem o auxílio de vários órgãos, eles conseguiram falar com a GCM da cidade, que deslocou uma equipe do pelotão ao endereço. No local, os agentes conseguiram resgatar o animal, que estava preso em uma espécie de 'porão' do local.



Conhecido como 'Teiú' (gênero de répteis Tupinambis), ele não aparentava nenhuma anormalidade de saúde. O lagarto foi confinado em uma caixa apropriada para transporte e, depois, solto em uma área fragmentada de Mata Atlântica, não divulgada pelos agentes.


Apesar de não ter sido constatada domesticação do animal, caso isso seja identificado, o proprietário pode ser enquadrado no Artigo 29 da lei 9605/98 de crime ambiental, podendo cumprir detenção de seis meses a um ano, além de multa.


Logo A Tribuna