Família de São Vicente é ameaçada de morte após vídeo fake de abandono de cachorro viralizar

Vítima diz que recebeu ligação de pessoas de outro estado: 'Falaram que vou acertar as contas com o diabo'

Por: Bruno Almeida  -  02/12/21  -  08:03
Cachorro Fred não foi abandonado, diz casal
Cachorro Fred não foi abandonado, diz casal   Foto: Reprodução

Uma família de São Vicente foi vítima de fake news divulgada nas redes sociais e passou a receber ameaças de morte por conta de um vídeo que circulou nesta quarta-feira (1º). As publicações acusam um casal de abandonar um cachorro na rua, o que, segundo eles, não ocorreu.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O cão de cor branca e preta que aparece nas imagens é o Fred. No vídeo, ele segue um carro e chega a apoiar as patas no veículo, como se quisesse entrar. Internautas compartilharam as imagens acusando o motorista de ter abandonado o cachorro.



Com a repercussão das imagens nas redes sociais, a família dona do carro passou a receber ameaças. A bacharel em Direito Camila de Souza Archidiácono conversou com a Reportagem e disse ter se surpreendido quando viu que o vídeo havia viralizado.


"Falaram que eu vou ser presa, que vou acertar as contas com o diabo. Um rapaz me ligou e disse que estava tomando as medidas cabíveis. Fiquei sem entender. Veio ameaça de morte e ligação de gente até de outro estado", conta.


Segundo Camila, o casal teve o carro e a residência identificados e um homem desconhecido chegou a filmá-la entrando em casa.


"Fiquei muito preocupada pelo fato de começarem a me ligar. Depois que o rapaz veio me filmar na porta de casa, pensei 'poxa, podem fazer qualquer coisa com meu carro, com a fachada de onde moro. Podem tacar uma pedra'. Eu uso muito o carro e estou sempre com a minha filha de três anos dentro. Estou apreensiva", relata Camila.


Explicação
No vídeo, o condutor do carro é o autônomo Milton Vieira de Santana, marido de Camila, que havia ido buscar um prestador de serviço em casa. Este homem se chama Lincon e é o dono do cachorro. O animal, segundo o casal, apenas acompanhou a saída do automóvel, como sempre faz.


"O homem presta alguns serviços para a gente, de limpeza, por exemplo. É um rapaz humilde, que mora perto de onde nós morávamos antes. Quando temos algum serviço damos para ele, para ajudar", diz Camila.


O cachorro seguiu o carro por alguns quarteirões, o que é rotineiro, segundo Camila. Na sequência, voltou para casa. "É um vira-lata esperto, que está acostumado a ficar na rua. Ele sabe atravessar e lidar com o trânsito".


Após as ameaças, Milton esteve no 1º Distrito Policial de São Vicente para registrar um Boletim de Ocorrência.


Nesta quarta, ao chegar em casa, Camila foi abordada por um policial civil que já estava ciente da repercussão do vídeo. Ele sugeriu que o casal fosse à delegacia, para que a Polícia investigasse os compartilhamentos nas redes sociais. "Meu marido foi à delegacia com o carro, buscou o dono do cachorro e o próprio Fred, e foram esclarecer", lembra.


"Todo mundo quer saber só do que não existiu, do vídeo do 'abandono'. A explicação ninguém quer. Pedido de desculpa não recebi nenhum até agora", desabafa.


O autor do vídeo ainda é desconhecido.


Logo A Tribuna
Newsletter