Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Durante operação, CPFL encontra 'gato' de energia em rede de padarias em São Vicente

Unidades que apresentaram irregularidades ficam nos bairros Parque Continental e Rio Branco

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/02/21  -  21:23
Uma pessoa foi detida e conduzida até a unidade policial
Uma pessoa foi detida e conduzida até a unidade policial   Foto: Divulgação/CPFL Energia

A fim de combater fraudes e furtos de energia em São Vicente, a CPFL Piratininga e a Polícia Civil realizaram uma operação na cidade nesta segunda-feira (8). A ação inspecionou uma rede de padarias e duas unidades apresentaram irregularidades, uma no bairro Parque Continental e outra no Rio Branco.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Durante a iniciativa, uma pessoa foi detida e conduzida até a unidade policial para responder criminalmente. Os envolvidos devem quitar seus débitos com juros e correções monetárias para que a energia seja restabelecida.


Operações


A fim de inspecionar e identificar irregularidades em unidades consumidoras do município, operações entre a CPFL e a Polícia Civil acontecem constantemente. O objetivo é coibir a prática de fraudes e furtos que prejudicam a qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores.


As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, são cobrados os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também distribui para todos os consumidores, por meio das tarifas de energia elétrica, parte dos prejuízos causados pelas "perdas comerciais", como são denominadas as irregularidades.


Risco de vida


Quem faz “gato”, além de praticar um crime, também coloca as vidas próprias e da população em risco. Isso porque pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves e até mesmo fatais.


Fiscalização


A CPFL Piratininga intensificou a fiscalização contra este tipo de delito. Fruto de novas tecnologias adotadas em seus processos de monitoramento e análise, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais.


Além dos investimentos em processos, a companhia também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.


Denuncie


Consumidores da CPFL podem contribuir, de forma segura e sigilosa, para o combate às fraudes e furtos. Basta utilizar os canais de denúncia disponibilizados pela concessionária: aplicativo CPFL Energia; site www.cpfl.com.br/fraude ou e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.


Logo A Tribuna