Cursos de bonecas Abayomi e tie-dye estão com vagas abertas em São Vicente

Inscrições podem ser feitas na Assessoria Especial de Assuntos Políticos da Mulher

Por: De A Tribuna On-line  -  24/10/19  -  20:36
Oficina de bonecas abayomi será a primeira atividade da programação
Oficina de bonecas abayomi será a primeira atividade da programação   Foto: Imagem ilustrativa/Arquivo pessoal

Utensílios básicos do dia a dia se transformarão em bonecas e roupas com técnicas diferentes que serão ensinadas em dois cursos, em São Vicente. A cidade está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de confecção de bonecas Abayomi e de técnica tie-dye. As aulas acontecem na Secretaria de Cultura, no Catiapõa.


Para se inscrever, é necessário dirigir-se à sede da Assessoria da Mulher (Rua José Bonifácio, 404 no 7º andar - Centro). Tanto homens quanto mulheres acima dos 18 anos podem  participar e as vagas são limitadas.


Para a matrícula é necessário apresentar RG e comprovante de residência. Além disso, deverá ser doado um pacote de 400 gramas de leite, que irá para o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV). As aulas serão realizadas nos dias 4, 11 e 18 de novembro, das 14h às 17h.


Bonecas Abayomi


As Abayomis são bonecas de tecido confeccionadas com retalhos e cinco nós. O nome dado ao item é uma denominação dada pelos africanos, tendo como significado encontro precioso (‘abay’ significa encontro e ‘omi’ significa precioso). A história conta que o brinquedo foi criado por mulheres africanas trazidas para o Brasil, com o intuito de distrair e criar um vínculo com seus filhos, pois muitas dessas famílias eram separadas ao chegar no país.


Tie–Dye


O tie-dye trata-se de uma técnica de trabalho artístico de roupas com tingimento e descoloração. Nela, barbantes e amarrações são utilizados para prender e pintar o tecido, gerando estampas únicas no estilo ‘hippie’.


Logo A Tribuna
Newsletter