Ação contra o frio ajuda 144 pessoas em situação de rua em São Vicente

Além da proteção emergencial contra as baixas temperaturas, iniciativa visa a ressocialização dessas pessoas

Por: ATribuna.com.br  -  01/08/21  -  18:35
 Ação contra o frio ajuda 144 pessoas e traz dignidade à população em situação de rua em São Vicente
Ação contra o frio ajuda 144 pessoas e traz dignidade à população em situação de rua em São Vicente   Foto: Prefeitura de São Vicente/Divulgação

Nos três primeiros dias de atendimento, São Vicente acolheu 114 pessoas no Ginásio Dondinho, sendo 49 no primeiro dia, 35 no segundo e 60 no terceiro. Ao todo, 29 pessoas do sexo feminino, 115 do sexo masculino, incluindo 22 idosos e uma gestante.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A ajuda da população também teve grande importância. Foram 329 ligações de munícipes solicitando o apoio das equipes da Prefeitura para abordar pessoas em vulnerabilidade. No primeiro dia, foram recebidos 32 telefonemas, quantidade que subiu para 77 no segundo dia, e ainda mais no terceiro dia, com 220 contatos.


Através das tesouras e do trabalho de cabelereiros voluntários, o sorriso no rosto voltou a aparecer para muitos cidadãos abrigados no Dondinho. Alguns, há tempos, queriam um corte de cabelo especial ou uma barba feita.


Junto ao acompanhamento médico e psicológico, os que imaginavam ser invisíveis ganharam voz ao perceber os ouvidos sempre atentos dos servidores públicos dispostos a ajudar.


As equipes também estão traçando o perfil dos interessados em retornar ao mercado de trabalho. Com a doação de roupas, agasalhos e cobertores, entrega de alimentos quentinhos (mais de 350 marmitas), um teto para protegê-los e muito amor ao próximo, a ação contra o frio aumenta e deixa de ser apenas uma fase de apoio, ao trazer o mínimo que qualquer ser humano necessita nos dias atuais.


No abrigo emergencial instalado no ginásio Dondinho, as equipes da Prefeitura conseguem, através de um diálogo humanizado, orientar os abrigados, fazer o cadastro de cada pessoa em situação de rua e encaminhá-los aos abrigos municipais, sempre deixando prevalecer a vontade pessoal de cada um deles.


Doação


A prefeitura orienta os moradores que encontrarem pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas, a entrarem em contato com o Plantão da Secretaria de Assistência Social (Seas) pelo telefone (13) 99782-2158 ou também pelo Whatsapp (13) 3467-9301.


Para doar alimentos, produtos de higiene e limpeza, agasalhos, cobertores, meias, gorros, cachecol, entre outros itens, a prefeitura reforça que devem ser feitas nos locais abaixo:


Ginásio Poliesportivo Dondinho - Travessa do Parque, 1000 - Catiapoã


Fundo Social de Solidariedade - Rua Benedito Calixto, 205 - Centro


Subprefeitura - Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco


Centro POP - Avenida Capitão Mor de Aguiar, 436 - Centro.


Logo A Tribuna
Newsletter