
Por volta das 10h30, a fila do drive thru dobrava o quarteirão do ponto de vacinação ( Foto: Carlos Nogueira/AT )
São Vicente começou a imunizar idosos com idade entre 85 e 89 anos nesta sexta-feira (12) e o movimento foi intenso no drive thru montando no Fundo Social de Solidariedade, no Centro, desde cedo. Por volta das 10h30, 30 carros aguardavam atendimento. A fila dobrava o quarteirão.
[Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! rel:noreferrer](https://assine.atribuna.com.br/" aria-label="Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!" target="_blank)
O comerciante Sidnei Luiz Dugaich, 56 anos, esperou uma hora na fila para vacinar a mãe, Terezinha de Jesus, 85 anos. "É um descaso. Como anunciam que tem vacina e acaba. Começaram a trabalhar às 9h e 10h30 acaba? É complicado. Falta planejamento".
Apesar de incomodada com a espera, dona Terezinha estava na expectativa de ser imunizada. "Temos de evitar essa doença. Está muito feia a situação. É preciso tomar a vacina".
O motorista José Ailton dos Santos, 58 anos, levou a mãe, Maria Alice Marques dos Santos,86 anos, para tomar a Coronavac. "A fila estava grande. Mas vou ficar mais tranquilo, principalmente, quando ela tomar a segunda dose".
Resposta
De acordo com o Município, a fila se formou porque houve necessidade de reposição do estoque devido ao grande fluxo de pessoas, mas todos foram vacinados. Houve idoso que chegou às 6h50. Mas o atendimento só começa às 9 horas no local, destacou adiretora de Vigilância em Saúde, Luciana Schiavetti. Só para se ter uma ideia, no mesmo horário, a Unidade Básica de Saúde central estava vazia.
A recomendação do Município é que a população mantenha a calma e vá às unidades de saúde ao longo da próxima semana. O funcionamento é de segunda a sexta, das 9 às 15h30.
“Temos doses suficientes de vacina. As pessoas não precisam ter pressa, chegar muito antes de a unidade abrir. Elas podem, por exemplo, ir no período da tarde”, explica a diretora de Vigilância em Saúde.

Drive thru de vacinação acontece no Fundo Social de Solidariedade de São Vicente ( Foto: Carlos Nogueira )
Assuntos relacionados