Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Zona Noroeste de Santos terá faixas preferenciais e exclusivas para ônibus a partir de segunda-feira

De acordo com a prefeitura, a medida pretende incentivar o uso do transporte coletivo e dar maior agilidade aos ônibus. Em locais onde a medida já foi adotada, a redução de tempo é de 30%

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/02/21  -  21:08
Em faixas exclusivas, os demais veículos são proibidos de circular e estacionar
Em faixas exclusivas, os demais veículos são proibidos de circular e estacionar   Foto: Anderson Bianchi/PMS

A partir da próxima segunda-feira (1º), passarão a funcionar faixas preferenciais e exclusivas para a circulação de ônibus municipais e intermunicipais nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes. Todas vão operar 24h. Nos três primeiros dias, as faixas estarão em período de testes e orientação aos motoristas. A fiscalização efetiva ocorrerá a partir da quinta-feira (4).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A implantação desses espaços viários faz parte das obras e intervenções para melhoria da mobilidade urbana da Nova Entrada de Santos, realizadas pela prefeitura. A medida se insere na política de incentivo ao uso do transporte coletivo e visa dar maior agilidade nos deslocamentos feitos em ônibus.


Preferencial e exclusiva


A av. N. Sra. de Fátima (sentido São Vicente/Santos) terá faixa preferencial no trecho entre as ruas Haroldo de Camargo e a Rua Júlia Ferreira de Carvalho. Já a partir dessa via, ainda no mesmo sentido da avenida, até a Rua Itanhaém, funcionará faixa exclusiva para os coletivos.


O mesmo ocorrerá (faixa exclusiva) no sentido oposto da N. Sra. de Fátima (Santos/São Vicente), no trecho entre as ruas Itanhaém e Haroldo de Camargo.


Já na Avenida Martins Fontes, em seus dois sentidos, no trecho entre a N. Sra. de Fátima e a Praça Rui de Lugo Viña, serão ativadas faixas exclusivas.


Em faixas exclusivas, os demais veículos são proibidos de circular e estacionar, ficando o espaço livre para os coletivos. Nas preferenciais, vale a proibição de estacionamento para os outros veículos, que podem, contudo, compartilhar a circulação com os ônibus, desde que deem a prioridade ao transporte de massa.


Prioridade


"A Lei Federal de Mobilidade Urbana é pautada pela prioridade do transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado, além do incentivo à dedicação de espaço nas vias públicas para os ônibus. Por isso, a Cidade contará com mais faixas de transporte coletivo para reduzir o tempo de viagem dos passageiros", diz o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves.


Nos últimos anos, faixas para ônibus foram implantadas em outras importantes vias do Município: exclusivas - Rua João Pessoa e Av. Ana Costa; preferenciais - Av. Conselheiro Nébias e Av. Bernardino de Campos (canal 2).


Na João Pessoa, o funcionamento é 24h e nas demais há horários diferenciados, de acordo com a sinalização existente, considerando o período de pico do trânsito em cada sentido.


A partir da adoção da medida nesses locais, houve redução da ordem de 30% do tempo gasto pelos coletivos para percorrer o trecho.


Logo A Tribuna