'Vovô Sabe Tudo' dos bondinhos de Santos morre aos 93 anos

José Soares Fontes atuava como guia de turismo no projeto 'Vovô Sabe Tudo' há 20 anos

José Soares Fontes, que ficou conhecido como o 'Vovô Sabe Tudo' ou 'Vovô do Bonde' em Santos, por atuar na linha turística do Centro da cidade há 20 anos, morreu nesta terça-feira (15) aos 93 anos. Segundo familiares, ele estava internado há uma semana com insuficiência respiratória.

Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!

Querido por moradores e turistas, ele ficou conhecido por atuar na linha turística de bondes desde a década de 1950, quando foi motorneiro de bonde elétrico. No ano de 2000, ele foi selecionado para o programa da prefeitura como guia de turismo. O 'Vovô Sabe Tudo' deixa um legado no turismo da cidade.

"Meu pai participou com muito carinho desse projeto municipal que insere os idosos em ações educacionais e culturais. Também foi motorneiro de bonde elétrico desde 1959. O maior legado desse vovô é o valor ao respeito, honestidade e amor ao próximo", diz a filha, Izabel Cristina Pirath Fontes por meio das redes sociais.

A Prefeitura de Santos lamentou a perda em nota: "O Vovô José, como era carinhosamente chamado, integrou o projeto no ano 2000, junto com o retorno dos bondes, onde contava histórias dos pontos do trajeto aos passageiros. Participou de programas de TV, reportagens em jornais, sempre mostrando o orgulho de vestir o uniforme do projeto Vovô Sabe Tudo. Seu José era um símbolo da Linha Turística dos Bondes. Todos os passageiros costumavam registrar o passeio com uma foto com ele".

José Soares Fontes deixa cinco filhos, doze netos e cinco bisnetos.

Tudo sobre: