EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

9 de Dezembro de 2019

Viaduto Anchieta é aberto ao tráfego em Santos neste sábado

Função do viaduto é separar caminhões e veículos de passeio. Também será inaugurada uma passarela de pedestres, no Km 62, interligando os bairros Piratininga e São Manoel

Uma obra da Nova Entrada de Santos vem à luz neste sábado (30), às 11h. O Viaduto Anchieta, na Alemoa (altura do Km 64 + 500), será aberto ao tráfego. Também será inaugurada uma passarela de pedestres, no Km 62, interligando os bairros Piratininga e São Manoel. 

Com 410 metros de extensão, o viaduto tem três vias de rolamento, no sentido Capital/Santos. A função do viaduto é separar caminhões e veículos de passeio, com o objetivo de garantir maior fluidez no tráfego e segurança. O acesso é pelo viaduto da Alemoa, próximo ao canteiro de obras da Ecovias. 

“Esse viaduto integrado ao sistema viário completo irá segregar os veículos de passeio dos veículos com destinação ao Porto”, explicou o gerente de Engenharia da Ecovias, Sidney Vilar Rodrigues Filho, em entrevista ao Diário Oficial de Santos, no fim de outubro. 

Investimentos

A Ecovias, responsável pela obra, investe R$ 270 milhões no sistema viário entre o Km 59 e Km 65 da Via Anchieta. As obras preveem ainda mais dois viadutos, nos Km 62 e Km 64+560. 

Também estão previstas a implantação de vias locais para facilitar o acesso aos bairros Piratininga, São Manoel e São Jorge, uma ciclovia do Km 60 ao Km 65 da rodovia, ligando Jardim Casqueiro e Vila dos Pescadores, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos e a implantação de uma nova passarela no Km 64+350, em substituição às existentes. 

Em contrapartida, o tempo de concessão do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) será ampliado, de acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Na abertura do viaduto, neste sábado, estarão presentes o vice-governador, Rodrigo Garcia, o secretário de Logística e Transportes do Estado, João Octaviano, e o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Nova Entrada de Santos

Do pacote de obras que a prefeitura entregará até 2020 constam o viaduto da entrada da Cidade, em julho, e a ponte sobre o Rio São Jorge, em setembro.

Tudo sobre: