Vereador santista acusa colegas de 'virarem as costas' para os esportistas da cidade

Houve um pedido para que fosse retirado o artigo 24 do tema, que prevê a tramitação sem passar pelas comissões internas. Sessão foi esvaziada e projeto ficou paralisado

Por: Bruno Gutierrez  -  02/09/20  -  18:41
Tamboréu segue proibido nas praias de Santos
Tamboréu segue proibido nas praias de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

Uma saia-justa ocorreu no fim da sessão da Câmara de Santos, nesta terça-feira (1), envolvendo o projeto de lei que propunha a liberação do tamboréu nas praias mesmo com a pandemia de coronavírus. A prática é proibida, atualmente, por ser considerada um esporte coletivo.


O autor da propositura, Zequinha Teixeira (PP), foi surpreendido ao ser informado pela vereadora Audrey Kleys (PP), que presidia a sessão, que houve um pedido para que fosse retirado o artigo 24 do Regimento Interno da Casa, que permite a pautação de projetos sem passar pelas comissões internas do Legislativo. Segundo a parlamentar, o pedido havia recebido o número de assinaturas necessárias para que fosse aceito.


"Eu não concordo! Eu quero falar sobre esse projeto! Eu quero saber quem está pedindo (a retirada) e quem assinou", disse Zequinha, que pediu verificação de votação, quando os vereadores precisariam dizer se votariam a favor ou contra a retirada do projeto.


Pelo pedido ser regimental, a verificação de votação foi feita. Porém, os parlamentares realizaram uma manobra para esvaziar o plenário. Como somente três vereadores votaram, não houve quórum para a discussão do projeto, que ficou "empacado" para ser votado na próxima sessão, marcada para quinta-feira (3).


Após ser informado da decisão, Zequinha Teixeira, que participava de maneira virtual, desabafou sobre o ocorrido. "Eu acho uma vergonha o que está acontecendo! É um desaforo o que estão fazendo com todos os esportistas que estão nos acompanhando desde cedo. Era mais fácil falar às 18 horas (no início da sessão) e não ter feito isso com eles. Eu gostaria da relação de todos os vereadores que se afastaram neste momento", disse o parlamentar.


Apesar da vereadora Audrey Kleys repetir que não havia quórum para a votação, nas imagens da transmissão da Câmara de Santos, era possível ver a presença de outros vereadores no plenário.


Zequinha Teixeira ainda disse que o que ocorreu com o projeto dele ocorreria com outras modalidades. Ele voltou a lamentar o "abandono" pelos seus pares no Legislativo. "Na hora mais importante, a gente vira as costas para eles (esportistas). Primeira vez que eu vi isso em minha vida. É uma vergonha".


Logo A Tribuna
Newsletter