Vencedores do carnaval santista saem nesta terça-feira

É quando serão conhecidas as notas das escolas de samba que se apresentaram no desfile de Santos. Apuração ocorrerá no Municipal

Por: Matheus Müller & Da Redação &  -  25/02/19  -  15:25
Apuração do carnaval santista será nesta terça-feira (26)
Apuração do carnaval santista será nesta terça-feira (26)   Foto: Vanessa C. Rodrigues/AT

Acabou o Carnaval de Santos. Ao menos para a população, que terá de esperar mais um ano para assistir às escolas na Passarela do Samba Dráusio da Cruz. Para os dirigentes das agremiações, a festa – ou melhor, a tensão – só termina na terça-feira (26), quando haverá a apuração das notas do desfile.


A revelação será a partir do meio-dia, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias). O evento é aberto apenas para os representantes das escolas e imprensa.


As agremiações da elite que terminarem em primeiro e segundo lugares vão receber, respectivamente, R$ 22 mil e R$ 11 mil.


NOVAS REGRAS


No ano passado, a União Imperial venceu a X-9 no quesito desempate, que considerou a maior nota descartada da Harmonia. Ambas haviam encerrado a apuração com 180 pontos.


Uma das mudanças no regulamento deste ano é no critério desempate. Não será mais sorteado um quesito para definir o campeão. Com a nova regra, serão somadas as notas descartadas e quem tiver mais pontos leva o título. Em caso de novo empate, daí, sim, o sorteio será retomado.


Outras duas alterações foram feitas, após discussões entre a Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess) e a Secretaria de Cultura (Secult). São voltadas ao Grupo de Acesso e ao Grupo 1.


Para que a escola vencedora do Acesso suba ao Grupo Especial do Carnaval santista, deverá fazer 176 pontos. Do contrário, ficará na mesma divisão. Em 2018, previam-se 175 pontos.


No Grupo 1, a agremiação deverá fazer 170 pontos para manter o lugar no desfile. No ano passado, 165. 


Logo A Tribuna