Vagões de trem históricos vão virar atração turística em Santos

Três deles, que pertenciam à ferrovia São Paulo Railway, ficarão em exposição no Centro Histórico

Por: De A Tribuna On-line  -  15/11/18  -  17:04
  Foto: Divulgação/PMS

A Prefeitura de Santos transformará três vagões de trem antigos em novas atrações do Centro Histórico. Os modelos, que pertenciam à ferrovia São Paulo Railway, serão doados ao Município para serem expostos, a partir de dezembro, ao lado da Estação do Valongo.


De acordo com a Administração, os vagões estão guardados em um armazém na Lapa, na Capital paulista. A iniciativa, segundo a Secretaria de Turismo (Setur), é de realizar visitas monitoradas às atrações, que serão repassadas à Prefeitura sem custo.


Em bom estado de conservação, um deles é de 1909. Chamado de “Vagão Presidencial”, era utilizado em viagens inaugurais com autoridades, tendo transportado os ex-Presidentes Getúlio Vargas, Afonso Pena e Washington Luís. Tem 16 poltronas estofadas e banheiro.


Vagões eram utilizados pela São Paulo Railway e virarão atração turística
Vagões eram utilizados pela São Paulo Railway e virarão atração turística   Foto: Divulgação/PMS

O segundo era um “Carro Administrativo”, de 1913, e era usado por técnicos em viagens de inspeção. Tem uma cauda panorâmica, de vidro, e transporta até 23 pessoas. O terceiro é um vagão “Buffer Pullmann”, de 1922, usado pela São Paulo Railway até 1947, inclusive, em viagens entre Santos e a Capital. Transporta 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro.


A ideia é que os vagões sejam transportados por trilhos, usando linhas da CPTM em São Paulo e a descida da serra via Paranapiacaba. As novidades serão a atração da temporada de verão no armazém 12A, onde existe a garagem dos bondes.


Logo A Tribuna