Teatro e história em quadrinhos levam o tema para os alunos da UME Maria de Lourdes Borges Bernal, em Santos (Divulgação) O Projeto Uso Consciente das Pipas vai orientar mais de 4,5 mil estudantes da rede municipal de Santos, no litoral de São Paulo, sobre a importância de brincar com segurança e longe da rede elétrica e das vias de grande circulação. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em parceria com a CPFL Energia, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Na quarta-feira (24), os alunos da UME Maria de Lourdes Borges Bernal, no Castelo, acompanharam palestras e demonstrações em maquete que simulam situações de risco em decorrência do uso inadequado de pipas próximas a rede elétrica. Segundo o coordenador e idealizador da ação, Aldemir de Lima, o objetivo não é impedir a brincadeira, mas incentivar práticas responsáveis. “Queremos conscientizar os estudantes sobre os riscos do uso indevido da pipa e orientá-los a brincar em locais adequados, longe da rede elétrica e do trânsito”, afirma. Em 2025, Santos registrou 62 ocorrências relacionadas à soltura irregular de pipas, com duas pessoas feridas e duas mortes. De acordo com Aldemir, a escolha das escolas participantes leva em consideração os dados levantados pela concessionária de energia. “A CPFL pontua os lugares com mais índices de acidentes envolvendo interrupção de luz em decorrência da soltura irregular das pipas, e é assim que são definidas as escolas”. Encenações servem de exemplo Uma das marcas do projeto é a encenação realizada durante as atividades. “Essa foi a forma que encontramos de mostrar o impacto que a soltura irregular de pipas causa. Já reencontrei jovens que foram marcados pela iniciativa e reconheceram o perigo”. Ao final do ano, a organização pretende promover mais uma edição do tradicional festival de pipas na praia. “Fico muito feliz com esse tempo de projeto e espero que continuemos sendo multiplicadores da informação. Encerramos o ano de forma gratificante com esse encontro”, completa Aldemir. Parceria Para o gerente de Operações de Campo da CPFL na Baixada Santista, Josias Ricardo de Souza, a conscientização das crianças produz reflexos dentro das próprias famílias. “Tratamos essa ação como um investimento no futuro. As crianças aprendem e acabam cobrando familiares, amigos e colegas. Temos muita gratidão pela parceria renovada com a Seduc e nos orgulhamos dessa união há mais de dez anos”. Segundo ele, o trabalho conjunto contribuiu para uma queda de 13% nos acidentes relacionados à soltura irregular de pipas entre 2024 e 2025.