Tutores celebram liberação de cachorros em praia de Santos: 'O que é regulamentado é melhor'

Sábado (1º) foi o primeiro dia de autorização para circular na areia e na água da Praia do José Menino

Por: Júnior Batista  -  02/01/22  -  10:00
Cães de diferentes raças e tamanhos, sempre acompanhados e identificados, puderam ficar em espaço delimitado da orla, sob fiscalização
Cães de diferentes raças e tamanhos, sempre acompanhados e identificados, puderam ficar em espaço delimitado da orla, sob fiscalização   Foto: Matheus Tagé/AT

O primeiro dia do ano foi diferente para donos de pets em Santos, devido à abertura, inédita, da faixa de areia e do mar para cães. Um decreto foi baixado na sexta-feira pelo prefeito, Rogério Santos (PSDB), regulamentando uma lei complementar que condiciona a presença de cachorros em um trecho da Praia do José Menino a regras e análises de substâncias no espaço.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Geane Cardoso, de 50 anos, é tutora de Aisha, de 12 anos. A buldogue francesa teve uma hérnia de disco aos 8 anos. De lá para cá, a professora de Educação Física conseguia manter o andar medular do cão (meio “torto”) por três anos.


“Veio a pandemia, pararam os exercícios e a fisioterapia, porque eu fiquei desempregada, e ela perdeu os movimentos das patas de trás”, diz.


Hoje, Aisha tem uma cadeirinha que ganhou de amigos, e fazer exercícios e circular na praia é o que há de melhor para a cachorrinha. “Acho que quem critica ainda não tem informação, porque, se você começa a entender mais sobre o assunto e estiver aberto, vai ver que os donos que vão à praia são todos cuidadosos”, afirma.


A advogada Bruna Soubihe, de 36 anos, é tutora de Bartolomeu, de 5 meses, e Charlote, de 2 anos e 5 meses. Os cães são da raça bernese e “adoram praia, areia, cavar. Para todos os locais que são pet friendly (que aceitam animais) eu levo.”


A dona de casa Mônica Gerlim, de 54 anos, acredita que a liberação vai trazer segurança e controle. “O que é regulamentado é melhor. As pessoas já levavam na clandestinidade, mas agora não é preciso dar desculpas. Quem traz os cachorros para a praia são os tutores responsáveis.”


Regras
Os cães podem circular com seus donos na faixa de areia e no mar entre o Parque Municipal Roberto Mário Santini e o Posto 1, no José Menino, diariamente, das 6 às 9 e das 16 às 19 horas. Nas demais áreas da praia, não.


A Secretaria de Meio Ambiente promoveu ação ontem e recolheu dejetos no local onde os cães podem ficar.


Logo A Tribuna
Newsletter