EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

10 de Julho de 2020

Testes rápidos de Covid-19 em Santos apontam quase 400 infectados em três dias

Foram feitos 6.425 exames rápidos na Arena Santos; procedimento pode ser realizado até quarta-feira (3)

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus ficou em 5,7% nos últimos três dias de testes rápidos em Santos. Dos 6.425 exames, feitos entre sábado (30) e esta segunda-feira (1) na Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Matias), 369 deram positivo. Somente nesta segunda, foram realizados 2.411 testes, com 138 resultados positivos, também 5,7% do total.  

A quantidade de santistas contaminados mais que dobrou percentualmente em relação à etapa anterior de testes, realizada no estacionamento do Mendes Convention Center (Avenida Francisco Glicério, 206). Entre 13 e 15 de maio, 4.558 pessoas fizeram o exame e 114 estavam com a infecção, índice de 2,5%.  

Para o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, o resultado atual mostra que o vírus está se espalhando no município. “Já era esperado um aumento, mas foi mais expressivo do que se imaginava. Pensávamos em pouco menos de 5% e já está chegando em 6% o percentual de pessoas positivadas. Mostra como é importante essa estratégia de testagem. É uma percepção claríssima de como a doença evolui na cidade”. 

Ferraz ressalta, porém, que mesmo com maior número de pessoas contaminadas, Santos está conseguindo equilibrar a oferta de leitos hospitalares. “Temos percebido o aumento de infectados, mas a quantidade de internações segue constante, tem pouca oscilação. Em torno de 400 a 420 internados. As coisas estão relativamente sob controle, mas em constante alerta”.  

Os leitos de UTI adulto na rede privada, porém, alcançaram 91% de ocupação nesta segunda. A Tribuna apurou que em três hospitais de Santos o setor já estava lotado.  

Continuação 

Os testes rápidos continuam até quarta-feira (3), das 8 às 14 horas, e qualquer morador da cidade que tenha sintomas ou que trabalhe em serviço essencial pode fazer. É necessária uma amostra de sangue por meio de uma picada no dedo.  

O procedimento é feito em sistema drive thru (sem sair do veículo, carro ou moto), em um centro de testagem montado na Arena Santos. As pessoas devem levar documento com foto e comprovante de residência. 

O resultado fica pronto em 15 minutos. Os pacientes confirmados são encaminhados para a realização do RT-PCR, feito com a coleta de secreção do fundo do nariz, mais eficaz para confirmar o diagnóstico. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Santos informou que os testes na Arena Santos desta terça-feira (2) foram suspensos por causa do mau tempo

Tudo sobre: