Tenda 1 recebe oficina de escultura em areia neste fim de semana, em Santos

Atividade será realizada pelo artista Jair Damasceno, que tem obras expostas na Europa

Por: De A Tribuna On-line  -  09/02/19  -  12:15
Atualizado em 09/02/19 - 12:44
Oficina já integrou os cursos artísticos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura
Oficina já integrou os cursos artísticos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura   Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Neste fim de semana, o artista Jair Damasceno comanda um workshop de escultura em areia na praia de Santos. A atividade será realizada neste sábado (9), a partir das 10h, e no domingo (10), no mesmo horário, próximo à Praça do Surfista, na orla do bairro Pompeia.


A oficina já integrou os cursos artísticos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura (Secult) nos anos 1980, e deve ser incluída novamente à grade em breve. Neste mês, a Secult lança edital propondo nova formatação para o curso. O intuito é disponibilizá-lo para o público a partir de abril.


Damasceno, que ministra o curso, dedica-se à escultura em areia e já realizou trabalhos em diversos países europeus. Ele conta que, pelo fato de a areia de Santos ter uma condição argilosa, é uma das melhores do mundo para esculpir, e que pôde perceber isso ao viajar.


O artista já deteve o recorde de maior escultura de areia do mundo com a construção de um castelo da altura de um prédio de quatro andares, em Niterói, no Rio de Janeiro, em 2014. Jair também trabalha com peças em madeira utilizando machados, formões e outras ferramentas confeccionadas por ele próprio. Algumas de suas obras estão expostas em igrejas e galerias na Europa.


Logo A Tribuna