EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

15 de Dezembro de 2019

Temporada de Cruzeiros anima o comércio de Santos

Nova temporada começa neste domingo com expectativa de 27 mil pessoas a mais circulando por Santos em relação ao último período de escalas

A temporada de cruzeiros começa neste domingo (17) em Santos com expectativa positiva, em especial para o comércio da Cidade. Serão cerca de 27 mil pessoas a mais em relação à temporada passada – alta de 3,8% – além do acréscimo de dois navios, 13 atracações e 12 dias de movimento. Tanto que a temporada se despedirá em clima de Páscoa, em 14 de abril de 2020, dois dias após o feriado.

Quem chega primeiro é o transatlântico Zaandam, da Holland América, domingo (17), às 8h. Ele partirá às 18h, aguardando os acenos de familiares de passageiros na Ponta da Praia, como de costume. Já o último a sair da Cidade na temporada 2019/2020 será o MSC Costa Fascinosa, com os mesmos horários.

Os números deixam os lojistas animados. Esse pode ser o terceiro período consecutivo de crescimento no setor após a crise que derrubou a curva ascendente entre 2012 e 2017. Quem ressalta o otimismo é o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (Sincomercio), Omar Abdul Assaf.

“Acreditamos que nossa temporada seja 5% melhor que a do ano passado, por vários motivos. Com os problemas do óleo em tantas praias, Santos virou uma opção, inclusive podendo até aumentar os números”. 

Assaf explica que os passageiros dos navios, ao passarem por Santos, acabam gastando na região. “Sabemos que algumas vão acabar dormindo por aqui dias antes, outras vão nos shoppings ou comerão fora para não se preocuparem com isso antes de viajar. Sem contar os insumos aos navios que movimentam empresas da região”.

Muito além do sol

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Santos-Praia), Nicolau Miguel Obeidi, destaca que não só um verão com muito sol deve atrair gente a bairros próximos da orla, mas, principalmente, as escalas de passageiros em trânsito. 

“Esses 3,8% de aumento são um grande número para nós, principalmente porque aumentam as escalas de trânsito. Sabemos que quem sai do navio está louco para ir para casa. E quem vai viajar quer chegar logo no navio. Mas, em trânsito, as pessoas passeiam. Tem empresa dentro do terminal que leva as pessoas para o shopping, restaurantes e pontos turísticos. Estamos confiantes”, aposta.

Cenário

Na temporada 2018/2019 foram cinco escalas regulares e seis de trânsito. Agora, serão seis regulares e sete de trânsito, confirmando as expectativas da CDL Santos-Praia

Para Sueli Martinez, diretora de Operações do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), ajuda muito o fato de esta temporada ter mais viagens com escalas em destinos como Punta del Este, Buenos Aires e Montevidéu – que cabem no gosto e bolso do brasileiro. “É um tipo de viagem que o brasileiro gosta”, conta ela, que também destaca o maior número de escalas, por exemplo, do Costa Fascinosa. “Não é um navio grande, mas 3.800 passageiros, várias vezes, fazem diferença”.

Datas das saídas

  • Zaandam: 17/11, 19/11
  • MSC Fantasia: 20/11, 23/11, 26/11, 29/11, 2/12
  • Pursuit: 3/12, 12/12, 26/12
  • MSC Seaview: 6/12, 9/12, 13/12, 19/12, 26/12
  • Costa Fascinosa: 7/12, 10/12, 13/12, 16/12, 20/12, 26/12
  • Sovereign: 9/12, 13/12, 17/12, 21/12, 28/12
  • Marina: 12/12
  • MSC Sinfonia: 13/12, 20/12, 27/12
  • Seven Seas Mariner: 13/12
  • MSC Poesia: 15/12, 22/12, 29/12

Dicas para viajantes de primeiro cruzeiro

  • Não chegue tão cedo: O ideal é nunca chegar no terminal antes das 11h30, pois no período da manhã acontecem os desembarques.
     
  • Não se atrase: No voucher do embarque está o horário de saída do navio. O check-in se encerra duas horas antes, então é preciso mais tempo para, antes, despachar as bagagens. Isso pode ser feito on-line.
     
  • Etiquete a bagagem: Ao chegar é preciso destinar a bagagem, que precisa estar lacrada e etiquetada. Algumas operadoras definem modelos personalizados. Caso contrário é preciso colocar nome, endereço e telefone.
     
  • Tamanho da bagagem: O limite máximo de bagagem pode ser indicado pela operadora. Sugere-se duas malas por pessoa com, em média, 20kg cada. A bagagem não pode exceder 40 cm de altura, 60 cm de largura e 30 cm de profundidade.
     
  • O que não levar: Muitos não sabem, mas, assim como em aviões, alimentos, latas fechadas, objetos cortantes como alicates de unha, bebidas alcoólicas e até ferro de passar são proibidos, para garantir a segurança dos passageiros. Cães farejadores devem inspecionar as bagagens.
     
  • O que ter em mãos: Voucher e documento de identidade válido em território nacional, com foto atual e conservado. Em viagens internacionais, no Mercosul, o RG precisa ter, no máximo, dez anos da emissão e foto atual. Bebês precisam do RG. Nenhum outro documento permite embarque.
     
  • Cuidado com crianças: Crianças órfãs, mesmo que viajando para o exterior com um dos responsáveis (pai ou mãe), precisam apresentar o atestado de óbito do outro tutor.
     
  • Restrições: Crianças devem ter no mínimo 6 meses completos no dia de embarque para cruzeiros de até nove noites ou 12 meses completos para cruzeiros com maior duração. Gestantes precisam apresentar atestado médico confirmando o estágio de gestação e não poderão embarcar com 23 semanas ou mais. As operadoras confirmam exceções.
     
  • Na volta: Para cruzeiros internacionais, recomenda-se portar nota fiscal ou comprovante de importação anterior de bens importados, como notebooks e câmeras, para evitar posterior tributação. Ainda a bordo, verifique todas as despesas. Nenhum reembolso é feito após o desembarque.
Tudo sobre: