Tartarugas tratadas no Aquário de Santos são devolvidas ao mar; assista

Veterinária do equipamento realizou a soltura dos animais no Parque Marinho da Laje de Santos

Por: De A Tribuna On-line  -  30/12/18  -  10:06
Veterinária do Aquário de Santos realizou a soltura dos animais no Parque Marinho da Laje de Santos
Veterinária do Aquário de Santos realizou a soltura dos animais no Parque Marinho da Laje de Santos   Foto: Reprodução

Duas tartarugas que estavam em tratamento no Aquário de Santos há quase um ano foram devolvidas ao mar na última sexta-feira (28), na área do Parque Marinho da Laje de Santos. Os animais, com idades aproximadas entre 4 e 5 anos, haviam engolido lixo e chegaram ao parque debilitados e anêmicos.


A Prefeitura de Santos informou que a soltura foi realizada pela veterinária do Aquário, Cristiane Lassálvia, acompanhada pelo coordenador Alex Ribeiro e pela equipe da Fundação Florestal, que gerencia a área de proteção ambiental da Laje de Santos.


"Os dois animais ingeriram plástico, passaram por tratamento no Aquário e receberam alimentação adequada. Depois de um tempo sem evacuar esse resíduo, consideramos que eles estavam aptos para soltura", disse Ribeiro.


Atualmente, o Aquário de Santos conta com 15 tartarugas em tratamento, a maioria com problema de ingestão de materiais como fios de pesca, bexigas de plástico, sacos, tampas de embalagens, entre outros que são confundidos com alimento pelos animais.


Segundo a administração municipal, 200 tartarugas marinhas foram acolhidas no Aquário de Santos nos últimos dez anos. Nesse período, 124 delas acabaram morrendo, e 76 foram recuperadas e devolvidas ao mar após tratamento.



Logo A Tribuna