Sem lentidão, começa novo esquema de acesso à travessia de balsas para Guarujá

Objetivo é melhorar o trânsito do lado da Ponta da Praia, em Santos, onde CET acompanha mudanças

Por: De A Tribuna On-line  -  05/11/18  -  13:29
  Foto: Nirley Sena/AT

Começou a valer, na manhã desta segunda-feira (5), o novo esquema de trânsito na Ponta da Praia, em Santos, para acesso à travessia de balsas para Guarujá. O objetivo é diminuir o movimento na Praça Almirante Gago Coutinho, onde fica o Mercado de Peixe.


Agentes da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET-Santos) estão no local para orientar os motoristas sobre as mudanças, mas não há muita lentidão neste início de novo esquema. Alguns condutores aproveitam para parar e receber orientações dos fiscais de trânsito.


Mudanças


A principal novidade é que, na Avenida Almirante Saldanha da Gama, a partir da Avenida General San Martin (Canal 7), só poderá seguir em frente quem for acessar a balsa. Já os motoristas que quiserem seguir nessa direção, mas não forem atravessar o Estuário deverão, obrigatoriamente, entrar no Canal 7 e depois seguir pela Avenida Rei Alberto I.


Esta via passa a servir também para os condutores que têm preferencial na balsa. Nesses casos, o motorista deve ir pela Avenida Rei Alberto I e entrar à direita no trecho da Praça Almirante Gago Coutinho que teve a circulação de mão invertida, do Mercado até o acesso à área da Dersa.


Motos e veículos com hora marcada continuam com o mesmo percurso anterior, seguindo por Avenida Rei Alberto I e Praça Almirante Gago Coutinho até o trecho de embarque.


Para os demais usuários da travessia, o tráfego segue na Avenida Almirante Saldanha da Gama, sentido Ponta da Praia.


Opiniões


“Essas mudanças vão ser boas para os veículos que utilizam a balsa, mas eu acho que complica para os usuários do transporte coletivo”, diz o professor Samuel da Silva Sales, de 43 anos, morador de Santa Cruz dos Navegantes.


Ele não estava sabendo das alterações e, ao tomar conhecimento da novidade pela Reportagem, disse também que deve esperar para ver como as mudanças irão funcionar nos horários de pico. Um ponto de ônibus da Avenida Almirante Saldanha da Gama foi desativado, já que agora os coletivos precisam virar logo no Canal 7.


O motorista Antônio Manoel Silva, de 50 anos, morador do Rádio Clube, em Santos, ainda não havia entendido bem as alterações, mas acredita que elas serão positivas.


Avaliação


Eduardo Di Gregório, diretor de operações da Dersa, aprovou o início das operações na manhã desta segunda. "Foi excelente, bem tranquilo, tanto que nem abrimos as duas faixas (preferenciais). O pessoal não está tendo tendo dificuldades para acessar o novo bolsão, e isso é interessante pois mostra que o motorista está bem sinalizado. Agora só precisamos fazer ajustes mesmo, como mais placas de sinalização, tempo dos semáforos. Mas está tudo ótimo, sem nenhum problema".


A Reportagem também procurou o diretor-presidente da CET-Santos, Rogério Vilani, para saber sobre até quando haveria agentes da companhia orientando motoristas no local. "Não tem data para terminar. Vamos acompanhar até ter certeza de que está tudo bem. Ainda estamos fazendo ajustes no semáforos, mas acredito que pelo menos até o feriado (no próximo dia 15) estaremos por aqui, assim passamos por três testes críticos: hoje, que é um dia útil, o final se semana e o feriado, que será o teste final", disse.


* Com informações de Gabriel Oliveira


Logo A Tribuna