Santos terá novo espaço para atrair comerciantes e investimentos ao Centro

Invest Centro terá sede na Rua XV de Novembro e deve começar em 45 dias

Por: Daniel Gois  -  16/09/22  -  18:20
Novo programa de incentivo ao empreendedorismo ficará na Rua XV de Novembro, no Centro de Santos
Novo programa de incentivo ao empreendedorismo ficará na Rua XV de Novembro, no Centro de Santos   Foto: Matheus Tagé/AT

A Prefeitura de Santos planeja a inauguração de um novo programa para fomentar o comércio e os investimentos no Centro Histórico. Trata-se do Invest Centro, que terá sua sede na Rua XV de Novembro, 129, ao lado da Associação Comercial (ACS). A ideia é que o espaço sirva para agilizar a abertura de novos comércios na Região Central e auxilie empreendedores que já estão estabelecidos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


"Teremos toda a parte orientativa, feita por arquitetos, engenheiros, pessoas que ajudam a abrir empresas. Todos esses processos de empreendedores, comerciantes, que entraram na Prefeitura através do Poupatempo serão encaminhados para esse órgão que está sendo criado, dando prioridade nos pareceres administrativos da Prefeitura", explica o prefeito Rogério Santos (PSDB), em entrevista para A Tribuna.


A previsão é de que o programa entre em vigor em até 45 dias, no fim de outubro ou início de novembro. O imóvel sede do projeto será alugado por cinco anos, ao custo mensal de R$ 7.9 mil.


A ideia é atrair diferentes tipos de empreendedores, seja do ramo comercial, empresarial ou construção civil. O espaço contará com consultoria para abertura de empresas e destinação a imóveis adequados, que estejam cadastrados na Prefeitura. Também haverá ouvidoria para atender a queixas e sugestões dos comerciantes.


Segundo Rogério Santos, ao passar pelo Invest Centro, os processos de abertura de comércios passarão com mais agilidade por setores da Administração Municipal, como a Secretaria de Finanças, o setor de obras e a Secretaria de Saúde, se houver ligação com vigilância sanitária.


"Todos esses setores que passam normalmente qualquer processo terão uma destinação mais rápida para processos que vão para a região central. Será um grande facilitador e também um captador de projetos e recursos", afirma o mandatário.


Atrair outras cidades

A proposta não está restrita a moradores de Santos. A intenção é que comerciantes e empresários de outras localidades possam vir com mais facilidade para o Centro da cidade.


Outro ponto destacado pelo prefeito é a destinação de imóveis. Segundo ele, há um cadastro de todos os espaços possíveis para empreendedorismo na Região Central e as respectivas adaptações que esse imóvel pode receber. Isso também é objeto de orientação aos comerciantes no novo programa.


"Fizemos cadastro de vários imóveis no Centro junto aos proprietários que têm interesse na destinação, seja para construção de empresas, aluguéis comerciais, habitação. Essa orientação, agilização e consultoria que será o principal motivo do Invest Centro, com a finalidade de promover o desenvolvimento urbano da região central", comenta Rogério Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter