Santos remove mais de 4 mil toneladas de sedimentos da rede de drenagem

Iniciativa visa garantir a fluidez e escoamento das águas, principalmente nos dias de chuva

Por: De A Tribuna On-line  -  01/11/18  -  20:07
  Foto: Isabela Carrari/PMS

A Prefeitura de Santos já retirou mais de quatro mil toneladas de sedimentos das galerias das redes de drenagem de Santos entre fevereiro e outubro deste ano. O serviço integra a Operação Cuidando de Santos.


Nesta semana, os trabalhos estiveram concentrados na Rua Oswaldo Cruz, no bairro Boqueirão. A iniciativa visa garantir a fluidez e escoamento das águas, principalmente nos dias de chuva. Cerca de 15 toneladas de sedimentos foram retirados da via pela equipe da Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan) com o trabalho manual e mecanizado dentro dos poços de visita.


Na via, as tubulações possuem 60 centímetros de diâmetro e as águas pluviais seguem na direção da avenida da praia para a Av. Afonso Pena, sendo parte delas distribuídas nas vias transversais que fazem interligação com o canal 4.


AOperação Cuidando de Santos é contínua. Esse trabalho de zeladoria acontece de segunda a sábado em toda a cidade. Ao todo, esse serviço de limpeza das galerias envolve 64 pessoas e seis caminhões percorrendo as ruas em turmas das 6h às 12h e das 12h às 18h.


De acordo com a Administração Municipal, um dos destaques da limpeza é amangueira usada no hidrojato, que possui 120 metros de comprimento para alcançar as obstruções e também indicar aos funcionários problemas na rede, como manilha quebrada e acúmulo de lodo ou lixo.


A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Santos também informou que está programando o reforço da limpeza das galerias em pontos críticos e em canais para evitar pontos de alagamento no verão, quando a incidência de chuva é maior.


Logo A Tribuna