GCM de Santos recebeu 254 tasers e 510 sprays de pimenta, entre outros itens (Vanessa Rodrigues/ AT) Santos, no litoral de São Paulo, foi contemplada com mais de R\$ 1,1 milhão em equipamentos destinados à Guarda Civil Municipal (GCM). Os itens foram recebidos após a adesão ao Programa Município Mais Seguro, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, iniciativa que tem como objetivo fortalecer as guardas municipais. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Em nota, a Administração Municipal informou que o programa é estruturado em três eixos principais. O primeiro é o Projeto Nacional de Polícia Comunitária, voltado à prevenção da violência e ao fortalecimento do vínculo entre agentes de segurança e a população. O segundo é o Projeto Escuta Susp, que oferece atendimento psicológico aos profissionais da área de segurança pública. Já o terceiro eixo é o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, voltado à capacitação técnica e ao aprimoramento das ações operacionais. Ainda segundo a Prefeitura, a expectativa é que os materiais fornecidos pela iniciativa estejam disponíveis até novembro. Índices em queda Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Santos, o Município registra redução em diferentes índices de criminalidade em ações integradas com as polícias Civil e Militar. Na comparação entre os primeiros trimestres de 2025 e 2026, a Administração Municipal aponta queda de 60% nos roubos de veículos (de 35 para 14 casos) e de 40,36% nos roubos em geral (de 498 para 297 ocorrências). Também são citadas reduções nos furtos de veículos, de 25,4% (de 248 para 185), e nos furtos em geral, de 5,2% (de 1.520 para 1.441), além de recuo de 50% nos homicídios dolosos (de 4 para 2 casos). Os dados são da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Entre as iniciativas na área da segurança estão a ampliação do efetivo da GCM e a Operação Onda Azul, voltada ao reforço do patrulhamento preventivo e à orientação sobre o Código de Posturas. O Município também mantém um sistema de monitoramento com cerca de 3,5 mil câmeras integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), distribuídas em pontos estratégicos como escolas, unidades de saúde, cemitérios, vias de grande circulação e áreas turísticas.