Santos recebe 20 mil testes para covid-19

Segundo a Prefeitura, lote vai atender pacientes por um período de 15 a 20 dias

Por: Sandro Thadeu  -  10/01/22  -  07:00
Atualizado em 10/01/22 - 15:30
Testagem deve ser retomada nesta segunda-feira (10)
Testagem deve ser retomada nesta segunda-feira (10)   Foto: Pixabay

Após a Secretaria de Saúde de Santos ter interrompido a testagem de covid-19 nas unidades de pronto atendimento (UPAs) na última sexta-feira (7), devido à falta de materiais para a realização desses exames, a situação deverá ser normalizada ainda hoje.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O titular da pasta, Adriano Catapreta, explicou neste domingo (9) que foi possível adquirir uma nova remessa de 20 mil testes. Ele acredita que esse lote seja capaz de atender os pacientes por um período entre 15 e 20 dias.


“Já estávamos tentando comprá-los há mais de 15 dias, mas o problema é que, além da dificuldade da aquisição, não está existindo oferta no mercado. Os preços aumentaram um pouco também”, justificou.


Nova unidade

A partir desta segunda (10), a Prefeitura ofertará um segundo centro de atendimento às síndromes gripais na Cidade. A unidade ficará no Clube Atlético Santa Cecília (Rua Alfaia Rodrigues, 269, no bairro Aparecida).


O local, que deixará de ser um posto de vacinação contra a covid-19, receberá os pacientes de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, com exceção desta segunda quando o horário de abertura será às 10 horas.


Por esse motivo, as policlínicas da Orla (Aparecida, Campo Grande, Gonzaga, Embaré, Pompeia/José Menino e Ponta da Praia) não irão mais atender pessoas com sintomas gripais.


“Uma UPA, normalmente, recebe em torno de 500 pacientes por dia, mas esse número passou dos 850. Adotamos essa postura para dar mais qualidade e comodidade no atendimento àqueles que apresentam sintomas de síndrome gripal”, destacou Catapreta.


O primeiro centro desse gênero foi instalado na Zona Noroeste, no Ginásio Poliesportivo Antônio Jorge Pereira de Nóbrega, o Nobregão, no Centro Esportivo M. Nascimento Jr.


O secretário disse que sua equipe está estudando a instalação de mais duas unidades do tipo, sendo uma nos morros e outra na região central. Os profissionais desses espaços estão sendo contratados de forma emergencial pela Prefeitura.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna