Santos prepara programação para os 75 anos dos ataques a Hiroshima e Nagasaki

Cidade integra a rede internacional Prefeitos pela Paz (Mayors for Peace) desde 2015

Por: Por ATribuna.com.br  -  04/08/20  -  21:35
Hebert Santo Lima realizará webinário de Educação Para a Paz, que compõe a programação
Hebert Santo Lima realizará webinário de Educação Para a Paz, que compõe a programação   Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos

Os ataques nucleares às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki completam 75 anos neste mês de agosto. E Santos, que desde 2015 integra a rede internacional Prefeitos pela Paz (Mayors for Peace), preparou atividades especiais que serão realizadas pela internet, em função das medidas preventivas ao coronavírus.


Entre as ações, o lançamento de um vídeo com mensagens de intercambistas que já participaram de programas de cooperação internacional e o webinário Educação para a Paz.


De acordo com a coordenadora de Assuntos Internacionais da Prefeitura, Paula Quagliato, as ações cumprem o prazo estabelecido pela rede em 2013, quando foi criada a Missão 2020. Desde então, várias atividades foram realizadas pelos seus integrantes, incluindo Santos, na luta pelo desarmamento nuclear.


“É uma causa que diz respeito a todos. As mensagens de todos os sobreviventes no mundo mostram que a voz corrente de que nada mais nasceria em Hiroshima e Nagasaki não se confirmou. As cidades possuem parques verdes belíssimos”, diz Paula.


Três desses sobreviventes estiveram em Santos no ano passado e transmitem essas mensagens por meio do espetáculo teatral Os Três Sobreviventes de Hiroshima.


Nesta terça-feira (4), será realizado o webinário de Educação Para a Paz, das 7h às 9h30, com o santista Herbert Santo de Lima, que em 2017 participou do Programa Curso de Verão pela Paz, da Universidade de Hiroshima, promovido pela rede Prefeitos pela Paz em cooperação com a Prefeitura de Santos. A transmissão será pelo canal do Youtube da rede.


“Herbert foi o primeiro a participar do programa em Hiroshima. O objetivo do webinário é falar sobre cultura da paz e desarmamento nuclear e formar novos líderes pela paz”, explicou Paula.  


Já entre os dias 6 e 9 de agosto, será lançado o vídeo “Santistas pela Paz – No More Hiroshima! No More Nagsaki!”, com a participação dos 12 santistas selecionados e enviados ao Japão como representantes de Santos em programas de cooperação internacional, intercâmbios e estágios na cidade-irmã de Nagasaki e também em Hiroshima. O material estará disponibilizado no YouTube da Prefeitura.


E, desde o último dia 1º, os portais da Prefeitura e da Mayors for Peace divulgam o vídeo oficial “No more Hiroshima! No more Nagasaki!”, com mensagens dos integrantes da rede, incluindo o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa, membro da diretoria-Executiva da Mayors for Peace.


Uma outra ação é por parte da Hiroshima Film Comission, que está disponibilizando material audiovisual que pode ser acessado pela plataforma de pesquisa Footage e utilizado de forma gratuita.


Paula ressaltou que foi necessário adaptar-se às questões tecnológicas para a programação deste ano. “Nós mantivemos a programação de forma adaptada, on-line, apesar das dificuldades, justamente para chamar a atenção sobre a importância da vida humana. Santos já adota a cultura da paz por meio da Justiça Restaurativa, por exemplo, que visa a resolução de conflitos por meios pacíficos de entendimento”.


Logo A Tribuna
Newsletter