Santos já aplicou quase 900 mil doses contra a covid-19 em um ano de vacinação

Atualmente, cidade ocupa a 11ª colocação no ranking estadual de doses aplicadas

Por: A Tribuna.com.br  -  20/01/22  -  15:33
  Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Há exatamente um ano, Santos aplicava a primeira dose de vacina contra a covid-19 em uma moradora da Cidade. Na manhã daquela quarta-feira, a enfermeira Almira Dias Marques, 52 anos, recebia sua primeira dose do imunizante CoronaVac, tão esperado para a proteção de profissionais de saúde como ela, e de toda a sociedade.


Nesses 365 dias, o Município já aplicou 895.226 doses, atingindo a marca de 83,25% da população com o ciclo vacinal completo, segundo o Governo do Estado, que centraliza os dados e faz a divulgação através do site VacinaJá.


Nesse um ano, para garantir a proteção a todos os munícipes de maneira rápida e eficaz, a Prefeitura se organizou para oferecer vacinas em todas as policlínicas e postos comunitários, montou drive-trhu, ofereceu vacinação em domicílio para acamados, organizou os públicos e abriu postos de imunização nos finais de semana.


A população aderiu com força. Exemplo disso foi o comparecimento em peso dos jovens no dia em que foi iniciada a vacinação para maiores de 18 anos, com 11.950 doses aplicadas, um recorde diário desde o início da vacinação.


No começo desta semana, um importante passo foi dado para ampliar a cobertura vacinal, com o início da imunização de crianças de 5 a 11 anos.


Atualmente, Santos ocupa a 11ª colocação no ranking estadual de doses aplicadas, volume atingido graças à adesão dos moradores. "A vacinação em Santos é um sucesso. Somos uma das cidades que mais imunizaram no País, com quase 100% da população com a segunda dose completa. Esse índice não é resultado apenas do esforço do poder público, mas da adesão do santista, que dá exemplo de cidadania”, comemora o prefeito Rogério Santos.


No entanto, ele e as autoridades de saúde chamam a atenção para a necessidade de todos tomarem a terceira dose. “A orientação é para que as pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal fiquem atentas às datas de retorno e procurem os postos de vacinação. A vacina é fundamental para vencermos a pandemia".


Segundo informações do Estado, estima-se que 361.061 pessoas em Santos estão com o esquema vacinal contra o coronavírus completo.


A Secretaria de Saúde contabiliza 39.830 faltosos para a segunda dose e 113.970 faltosos para a dose de reforço.


CONFIRA AQUI ONDE SE VACINAR


Tudo sobre:
Logo A Tribuna