Santos intensifica cuidado com a saúde e inicia campanha Novembro Azul

A partir desta terça-feira (1º), as policlínicas oferecerão um amplo check-up

Por: ATribuna.com.br  -  31/10/22  -  15:48
Atualizado em 31/10/22 - 19:40
Em 2022,  44 morreram em Santos pela doença
Em 2022, 44 morreram em Santos pela doença   Foto: Divulgação

As unidades de saúde de Santos já se preparam para a Campanha Novembro Azul, de cuidado à saúde de homens, mulheres trans, travestis e de detecção precoce ao câncer de próstata, segundo mais comum entre este público (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A partir desta terça-feira (1º), as policlínicas de Santos oferecerão um amplo check-up, de segunda a sexta, das 8 às 16h. Os exames laboratoriais serão solicitados pela equipe de enfermagem, a partir da livre procura dos interessados na unidade de referência do bairro em que residem, sem a necessidade de agendamento prévio de consulta com enfermeiro.


Além de testes rápidos e aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis, serão realizadas coletas para exame de sangue completo com contagem de plaquetas, colesterol total e frações, ureia e creatinina (para avaliar a função renal), TGO e TGP (para avaliar a saúde do fígado), TSH e T4 (tireoide).


Às pessoas com mais de 45 anos, será incluído ainda o PSA, que pode indicar a presença de um tumor na próstata. Em caso de valores alterados no resultado, o paciente é encaminhado a um urologista para que a hipótese diagnóstica seja confirmada ou descartada a partir de exames complementares.


Em 2021, 61 pessoas morreram em Santos por câncer de próstata. Em 2022, foram contabilizados 44 óbitos pela doença.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter