Santos discutirá planos para o transporte coletivo com interligação eficaz entre ônibus e VLT

Grupo técnico de trabalho avaliará o sistema coletivo de passageiros no município

Por: Sandro Thadeu  -  27/10/22  -  07:55
Atualizado em 27/10/22 - 13:58
Grupo técnico de trabalho avaliará o sistema coletivo de passageiros no município
Grupo técnico de trabalho avaliará o sistema coletivo de passageiros no município   Foto: Matheus Tagé/AT

A Prefeitura de Santos instituiu, nesta semana, um grupo técnico de trabalho para discutir o planejamento do transporte coletivo de passageiros e a mobilidade urbana na Cidade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Esse núcleo será formado por representantes do gabinete do prefeito Rogério Santos (PSDB), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Ouvidoria, Transparência e Controle e de quatro secretarias (Desenvolvimento Urbano, Finanças, Governo e Meio Ambiente).


Os servidores designados para fazer parte desse colegiado ainda serão nomeados. Somente após a definição dos integrantes e do coordenador das atividades será possível detalhar os prazos para a conclusão das análises e os temas discutidos. Os escolhidos não terão remuneração adicional.


Uma atribuição do grupo será analisar o sistema municipal de ônibus, os itinerários das linhas, o número de passageiros e as perspectivas do setor, devido à previsão da segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará a Linha 1 Barreiros-Porto (a partir da estação Conselheiro Nébias) até a região central de Santos, a partir do próximo semestre.


Também será planejada a integração do transporte coletivo de passageiros com o VLT, incluindo as rotas e as formas para maximizar a eficiência do sistema. Segundo a CET, atualmente, dez das 41 linhas de ônibus já são integradas ao Veículo Leve.


Os componentes do colegiado poderão convidar para as reuniões representantes de órgãos e entidades ligados aos governos Federal, do Estado e de organizações que não forem vinculadas ao Poder Público.


Propostas de governo

No plano de governo protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pleito de 2020, Rogério Santos apresentou uma série de compromissos relacionados à área de mobilidade urbana. Um deles é viabilizar um projeto de transporte de qualidade, em parceria com União e Estado, para os moradores dos morros e da Área Continental.


Está prevista, ainda, a criação de novos corredores de ônibus para garantir mais velocidade e pontualidade dos veículos, o que beneficiaria diretamente os usuários.


O prefeito também se comprometeu em instituir o Plano Municipal Cicloviário e em ampliar a utilização de veículos elétricos na frota do transporte público.


Outro ponto prometido é a promoção da integração tarifária do serviço de autolotação para ampliar as alternativas de deslocamento dos cidadãos que vivem nos Morros. Rogério Santos assumiu o compromisso de implantar o plano municipal para requalificar os espaços públicos e estimular os deslocamentos a pé.


Logo A Tribuna
Newsletter