Santos confirma coronavírus em 2,5% dos testados em drive thru

Dos 4,5 mil testes rápidos feitos em pessoas com sintomas, entre quarta e sexta-feira, 114 deram positivo

Por: Maurício Martins  -  16/05/20  -  11:03
Testagem prossegue até a próxima semana no Mendes Convention Center
Testagem prossegue até a próxima semana no Mendes Convention Center   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O índice de resultados positivos para coronavírus nos testes rápidos oferecidos pela Prefeitura de Santos ficou em 2,5%. Das 4.558 pessoas com sintomas que fizeram a testagem, entre quarta (13) e sexta-feira (15), 114 estavam com a infecção. Todos esses pacientes foram encaminhados para fazer o exame RT- PCR, de maior precisão, para a confirmação ou descarte do diagnóstico. O resultado fica pronto em três dias úteis.  


“A avaliação foi positiva, tivemos um público intenso, um volume grande de testagem com segurança, sem aglomeração. Com filas, mas com as pessoas dentro dos carros, sem contato social. O resultado ficou dentro do que esperávamos, que era entre 2,5% e 3%”, diz o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz. 


O Centro de Testagem da Covid-19 foi montado pela Prefeitura no estacionamento do Mendes Convention Center (Avenida Francisco Glicério, 206) após recebimento de 8 mil testes do Ministério da Saúde. O Município já tinha 2 mil e recebeu nesta sexta mais 8 mil do Governo Federal. Assim, os testes continuarão a ser feitos.  


Neste sábado (16), entre 9h e 13 horas, o sistema drive thru (acesso por carro ou moto) será exclusivamente para profissionais das áreas da saúde, segurança e desenvolvimento social (setores públicos e privados), além dos servidores municipais de Santos de todas as áreas. É necessário levar documento com foto e comprovante funcional.  


Na segunda-feira (18), das 8h às 14h, será retomado o atendimento para moradores de Santos que estão com sintomas da covid-19 como febre, tosse, alterações respiratórias e perda do olfato e paladar. A previsão é de que funcione até sexta (22) ou enquanto houver testes disponíveis. 


Testes têm qualidade comprovada 


Os testes rápidos têm registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e validação referendada pelo Instituto Fleury, Diagnósticos da América (Dasa), Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA), informa a Prefeitura. 


Eles apontam se há presença de anticorpos tanto do tipo IgM (fase aguda) quanto do IgG (fase de cura). Ou seja, indica se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combater o vírus no seu organismo. 


Logo A Tribuna
Newsletter