Santos busca oferecer curso superior gratuito em Gestão de Turismo

Proposta é oferecer a graduação no Centro Paula Souza, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de Santos busca oferecer um curso de ensino superior gratuito em Gestão de Turismo. A reivindicação é da Secretaria Municipal de Turismo e recebeu apoio da pasta do Estado.

Nesta terça-feira (28), a secretaria estadual encaminhou ao município um documento com parecer técnico da Coordenadoria de Turismo avalizando a solicitação. A proposta é oferecer a graduação no Centro Paula Souza, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“O primeiro passo já foi dado e Santos reúne todas as condições para oferecer esse novo campo de aprimoramento profissional, tanto pelo número de guias de turismo qualificados e de trabalho reconhecido, como pelo próprio desenvolvimento do setor na Cidade e na região”, comentou o secretário municipal de Turismo, Odair Gonzalez.

No documento, assinado pelo coordenador Rodrigo Ramos dos Santos, a coordenadoria reconhece a importância da criação do curso na cidade, visando a qualificação e introdução de novos profissionais no mercado de trabalho do turismo.  

“A região tem um fluxo turístico consolidado no segmento Sol e Praia”, ressalta o titular da coordenadoria, lembrando, entretanto, a existência de um potencial ainda não explorado turisticamente. “Há atrativos históricos, culturais e locais que ainda precisam ser descobertos e apresentados aos turistas. Sendo assim, considera-se um pleito pertinente e viável”.

A reivindicação também foi encaminhada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que mantém o Centro Paula Souza (CPS).

Em Santos, a Etec Escolástica Rosa oferece cursos técnicos (Administração, Logística, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho), curso técnico integrado ao Ensino Médio (Nutrição e Dietética) e Ensino Médio com habilitação técnica profissional em Administração, Logística, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho.

Já a Etec Aristóteles Ferreira conta com Ensino Médio, Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional (Automação Industrial, Edificações, Eletrônica e Programação de Jogos Digitais) e cursos técnicos (Agenciamento de Viagens, Desenvolvimento de Construção Civil, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Eventos, Informática para Internet, Mecânica e Programação de Jogos Digitais).

Ainda na Aristóteles Ferreira, há cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Eletrotécnica e Informática, além de especialização técnica de nível médio em Organização de Eventos Corporativos.

Tudo sobre: