Santa Casa de Santos fará 1ª cirurgia robótica da história na Baixada Santista

Procedimento inédito na região será realizado neste sábado (15)

Por: Redação  -  12/01/22  -  14:33
Robô é capaz de realizar cirurgias em Santos
Robô é capaz de realizar cirurgias em Santos   Foto: Divulgação/Santa Casa de Santos

Neste sábado (15), às 7 horas, a Santa Casa de Santos realiza a primeira cirurgia robótica na região. Nela, será utilizado o robô Da Vinci Xi (escreve-se X seguido da letra i minúscula, diferentemente de XI, que significa onze em algarismos romanos), recém-adquirido pela irmandade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O aparelho é capaz de fazer procedimentos complexos, e a primeira intervenção será uma prostatectomia (remoção da próstata) em um paciente de 66 anos.


Segundo o coordenador do projeto de Robótica da Santa Casa, Matheus Paiva de Miranda, as principais especialidades que utilizam a cirurgia robótica são as cirurgias geral, de tórax, de cabeça e pescoço, ginecologia e urologia. Entretanto, o método também é utilizado em outras especialidades, como cirurgias do aparelho digestivo e bariátrica.


O urologista afirma que esse é o robô mais moderno do gênero no mundo. “Ele é capaz de realizar cirurgias de maneira minimamente invasiva, com poucos cortes e menor sangramento, possibilitando ao paciente uma recuperação muito mais rápida do que as (intervenções cirúrgicas) convencionais”, diz.


De acordo com Miranda, nas cirurgias robóticas, os braços robotizados realizam pequenas incisões nos pacientes e, com precisão, operam instrumentos acompanhados de uma câmera.


O robô é manejado por médicos cirurgiões especializados, que controlam o procedimento por meio de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião. Essa modalidade de cirurgia, segundo o médico, “é considerada amplamente segura e oferece muitos benefícios, como rápida recuperação do paciente, menor sangramento, menor tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.”


Segundo Paiva, por serem cirurgias minimamente invasivas, a maioria dos pacientes que precisa passar por procedimentos recebe indicação médica e é raro haver contraindicação.


Da Vinci Xi
Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô Da Vinci Xi dispõe de tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa.


Segundo a Santa Casa de Santos, ele permite um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.


Logo A Tribuna
Newsletter