Sabores do mundo estão nas mesas de restaurantes de Santos

Há opções gastronômicas variadas na cidade, consequência da chegada de culturas distintas

Por: Redação  -  26/01/22  -  17:20
Pratos de restaurantes santistas
Pratos de restaurantes santistas   Foto: Reprodução

Uma das melhores formas de conhecer a cultura dos estrangeiros que deram sua contribuição para o País é a culinária. E em Santos há opções gastronômicas variadas, consequência da chegada de culturas distintas ao longo dos anos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A professora do curso de Gastronomia da Universidade São Judas - Unimonte, Maria de Fátima Duarte Gonçalves, explica que os restaurantes mais renomados e visitados de Santos eram aqueles de culinária tradicional.


"Atualmente, as pessoas entendem um pouquinho de comida e querem experimentar coisas novas. Surgiram novos restaurantes por conta dessa globalização, porque todos gostam de conhecer comidas diferentes".


Na avaliação da docente, esse crescimento é muito positivo para o turismo da Cidade e está atrelado ao fato de muitos paulistanos terem escolhido Santos para viver por causa da qualidade de vida.


França
Uma das pessoas que fizeram esse movimento de trocar o Planalto pelo Litoral é João Souza, proprietário e chef executivo do Lorient Bistro, de gastronomia francesa. Ele apostou em Santos após a sugestão de uma amiga e por perceber que o Município tinha espaço para novos conceitos.


“Para percorrer uma distância de seis quilômetros entre a minha residência e o meu restaurante em São Paulo, eu levava uma hora e meia. Agora, eu preciso apenas descer as escadas”.


O estabelecimento de culinária francesa está em funcionamento desde 2017 e caiu no gosto do público santista. “A clientela é muito fiel e estava carente de uma gastronomia diferente. A experiência tem sido muito positiva”, diz.


Espanha
Outra pessoa que escolheu Santos por conta da qualidade de vida para morar foi a proprietária do Restaurante Espanhol, Agnes Costa Rotava.


Quando fazia aulas de flamenco no Centro Español, ela conversava muito sobre culinária com Juan, o antigo dono do espaço, e o laço de amizade se fortaleceu. Em 2016, ela e o marido compraram o estabelecimento.


Atualmente, o espaço recebe muitos clientes de São Paulo e até do interior em busca dos pratos típicos. "É um presente estar dentro do Centro Español. Na vida, a gente ganha alguns presentes e um deles é esse restaurante".


China
Outro restaurante muito movimentado é o China in Box, que está instalado em Santos há 25 anos. O estabelecimento hoje fica na Rua Tolentino Filgueiras, que foi batizada de Rua Gastronômica.


Proprietária da franquia da Cidade há 15 anos, Viviam Brum entende que o Município se desenvolveu muito em relação à gastronomia. “A nossa loja é considerada uma das melhores da rede e poucas unidades possuem restaurante para o consumo no local. O público santista gosta muito da culinária chinesa”, diz.


Portugal
Santos é uma das cidades brasileiras que mais concentram descendentes de portugueses. Por esse motivo, não poderia faltar um restaurante com comidas típicas, como o Tasca do Porto, situado no Centro.


Há nove anos, o gerente do estabelecimento, Guilherme Brum, enxergou a oportunidade de oferecer esse tipo de culinária, que tem uma clientela bem fiel. Atualmente, é o único restaurante do bairro que funciona aos domingos e, a partir deste mês, está abrindo no período da noite, até as 23 horas.


"Portugal está muito em evidência e muitos filhos e netos de portugueses gostam de vir aqui. É como se fosse uma viagem até lá sem sair da Cidade por causa dos nossos pratos e das nossas instalações".


Itália
Américo Vieira Júnior é um dos proprietários da Cantina Babbo Américo, um dos restaurantes mais tradicionais de Santos e que oferece a culinária italiana. A lasanha e o talharim são algumas das massas mais vendidas.


"A comida da Itália tem muitas variedades e sempre foi muito bem aceita, principalmente pelo Brasil, que recebeu um grande número de imigrantes de lá. Além disso, essa cozinha também tem muitas opções vegetarianas, o que é um diferencial nos dias de hoje", destaca.


Logo A Tribuna
Newsletter