Reformulado, polo gastronômico de Santos será entregue na quinta-feira

Prefeitura afirma que obras de repaginação da Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga, vão potencializar trecho entre as avenidas Washington Luiz e Ana Costa

O polo gastronômico santista de roupagem nova: a reurbanização da Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga, será entregue ao público na próxima quinta-feira (30). É o que assegurou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), durante transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite deste domingo (26). A reforma no corredor é aposta da administração para potencializar o tradicional ponto de vida noturna, no trecho entre as avenidas Washington Luiz e Ana Costa. 

O lote formado por três quadras – totalizando 400 metros de extensão – recebeu nova identidade visual e reforma completa, que conta com bancos, lixeiras e floreiras personalizados para compor espaços de convivência. Ainda foram refeitas a pavimentação da via e nova calçada. Parte do passeio público é feita de mosaico e parte em concreto para garantir acessibilidade.

De acordo com o arquiteto da prefeitura, Glaucus Farinello, o corredor recebeu reforço na iluminação, com 34 novas luminárias voltadas para a calçada e novos postes metálicos. De um lado, elas foram instaladas junto aos postes de concreto já existentes e, no outro lado, nos novos postes metálicos de 4 metros de altura. 

Ele explica que os postes de concreto foram decorados com alguns dos pratos servidos pelos 14 estabelecimentos locais, de diferentes tipos de culinária nacional e internacional. As pinturas são de autoria do publicitário santista Erico Bomfim, que já havia ilustrado bocas de lobo da Cidade na campanha de conscientização chamada ‘Essa boca não é lixo’.   

O artista explica que foram feitas “leituras diferentes” por quem passa pela calçada e pelo meio da rua. De carro, a visão será de ondas com variações de cor. Já passando pela calçada, os elementos remeterão a ingredientes, como pão e alface, e pratos, como sushi e macarrão, sendo que alguns lugares serão propícios para selfies.  

“A prefeitura trabalhou muito para termos essa nova Tolentino, e os comerciantes locais, que também lutaram bastante por isso, vão fazer uma ação interessante lá no dia da entrega”, destacou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), durante transmissão ao vivo pelas redes sociais neste domingo (26).        

Trânsito  

A sinalização de trânsito da via incluiu a instalação de uma ‘esquina elevada’ para trazer maior segurança aos pedestres, na altura da Rua José Caballero. Para isso, foi providenciado o nivelamento na altura no trecho com a Rua Tolentino Filgueiras.  

O toque especial está nas artes feitas na sinalização e no piso, incluindo faixa de pedestre temática, com garfo e faca, assim como palavras que remetem à cidade foram colocadas no solo, como Tolentino, 013 e Santos.      

Com pizzaria, hamburgueria, chopperia, empório e estabelecimentos de comidas internacionais como mexicana, chinesa e japonesa, o trecho da Rua Tolentino Filgueiras  passou a ser chamado de Rua Gastronômica. 

A obra, que recebeu sugestões de comerciantes locais, foi viabilizada por meio de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmc), firmado com a Ageo Terminais para a instalação de um terminal portuário na Ilha Barnabé, na Área Continental. O investimento é de cerca de R$ 2 milhões.

Tudo sobre: