EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

13 de Julho de 2020

Rampa de acesso da ponte sobre o Rio São Jorge é concluída em Santos

Acesso lado bairro São Manoel, paralela à Rodovia Anchieta, deve ficar pronto em setembro

Uma frota de 45 caminhões betoneiras foi utilizada para dar forma à rampa de acesso da ponte sobre o Rio São Jorge, no trecho do bairro São Manoel, em Santos. A primeira fase para a conclusão do equipamento concentrou os trabalhos no lado do rio que é paralelo à Rodovia Anchieta. No total, os 240 metros de pista foram concretados e receberam 360 metros cúbicos de concreto – ou 360 mil litros.   

Segundo a Prefeitura de Santos, a obra deve ser entregue em setembro. O empreendimento faz parte do programa Nova Entrada de Santos, que prevê a remodelação viária no trecho final da Via Anchieta. A ponte ligará os bairros Bom Retiro e São Manoel, e a Zona Noroeste à rodovia, melhorando o trânsito no acesso à cidade. 

Obra avança para fase de estacamento sobre o leito do rio (Isabela Carrari/PMS)

“Agora, estamos no estágio da armação e lançamento das placas de acabamento do guarda-rodas para sua futura concretagem. Após essa etapa, vem a finalização da pista”, explicou o engenheiro da Queiroz Galvão, Cesar Rizzo Fiuza. A empreiteira venceu a licitação pública da administração santista para a realização da obra.  

Outro ponto trabalhado pelas equipes é a entrada para a ponte, próximo à rampa. Nesse local, está sendo realizada a montagem da armação de ferro da laje que receberá a concretagem. E, no alto da ponte, passando a rampa concretada, na curva, há duas lajes que também estão sendo preparadas para serem concretadas, na pista sentido Anchieta/Zona Noroeste.    

Próximos passos 

Ainda na pista sentido Anchieta/Zona Noroeste, serão lançadas mais 19 vigas em pontos diferentes, até chegar à rotatória do lado do bairro São Manoel. E, na pista sentido Zona Noroeste/Anchieta, serão colocadas mais cinco vigas. “Consolidaremos essas vigas unindo como se fossem uma só”, destacou o engenheiro Fiuza. 

Após o lançamento e travamento de vigas, as lajes serão montadas e as etapas de acabamento serão iniciadas - colocação de guarda-rodas. E, para finalizar, pavimentação, sinalização e iluminação de toda a ponte. 

A Prefeitura promete entregar novo equipamento em setembro  (Reprodução)
Tudo sobre: