Projeto comunitário busca manter mar e areia limpos em Santos

Lançado no dia 9, na Praia do José Menino, ocorre de quinta a domingo, das 9h às 16h

Por: ATribuna.com.br  -  17/02/24  -  04:00
Triciclos com carretas são utilizados no recolhimento de materiais nas praias e ao lado dos quiosques
Triciclos com carretas são utilizados no recolhimento de materiais nas praias e ao lado dos quiosques   Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos/Divulgação

Está em fase piloto um projeto para se evitar lixo no mar e uso correto das praias. A iniciativa se chama Santos Praias & Mares Limpos. O trabalho será realizado sempre de quinta-feira a domingo, das 9 às 16 horas, até março.


Na iniciativa, 54 agentes ambientais orientam banhistas e recolhem resíduos recicláveis produzidos por frequentadores das praias, ambulantes e em quiosques onde se vendem comida e bebida.


Os agentes trabalham uniformizados, com bonés e coletes do projeto. As roupas contêm um QR Code que dá acesso ao site da iniciativa.


Montaram-se, ainda, sete tendas de triagem e entrega voluntária de materiais descartáveis. Ficam entre as praias de José Menino, Pompeia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. Nesses locais, banhistas serão orientados sobre a importância da reciclagem.


O Santos Praias & Mares Limpos distribui, também, 52 lixeiras na faixa de areia - metade para resíduos orgânicos e as demais para recicláveis. Três triciclos com carretas são utilizados no recolhimento de materiais nas praias e ao lado dos quiosques. Agentes percorrem a areia e a ciclovia.


Estímulo

“O projeto também vai incentivar os banhistas a coletar resíduos na faixa de areia. Nas tendas de triagem, serão emprestados pegadores para aqueles que quiserem participar voluntariamente da ação”, explica o presidente do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis.


O projeto reúne moradores do São Manoel, agentes do EcoFaxina e com apoio de guardas civis municipais. Os itens recolhidos serão destinados a uma cooperativa.


A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Santos e o EcoFaxina, com o patrocínio da Terracom Construções.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter