Professora santista inova na quarentena e ensina inglês pelas redes sociais com músicas e filmes

Longe das salas de aula, a professora Rafaela Pereira Waldomiro decidiu propor uma nova forma de aprender de forma divertida e empreender

Com a proposta de ensinar inglês de forma lúdica, ou ‘sem parecer que está estudando’, a professora Rafaela Pereira Waldomiro, de 24 anos, fez a diferença na vida de seus alunos quando decidiu criar uma conta no Instagram para dar dicas sobre a língua. De quarentena em meio à pandemia de Covid-19, ela decidiu inovar longe das salas de aula, mas perto dos alunos por meio da rede social.

Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Rafaela leciona inglês em um curso extracurricular em uma escola particular de Santos, e com a pandemia, precisou parar de dar aulas presenciais. “Antes da pandemia, eu tinha quatro alunos particulares e, depois de criar o Instagram, estou com 12 alunos particulares. Está sendo uma fonte de renda extra, e uma fonte para eu trabalhar, porque não tenho como ficar em casa parada. Está sendo incrível”.

A ideia de criar um perfil profissional só virou realidade durante o período de isolamento. A proposta de ensinar através de músicas, cenas de filmes e de seriados, partiu da própria experiência da professora, quando ainda aprendia a língua inglesa. “Eu aprendi inglês com músicas e filmes, cantando junto, essa foi a minha forma de aprender com algo que eu gosto. Por isso levo muito disso para o meu Instagram, para as pessoas aprenderem sem sentir que estão aprendendo, de uma forma lúdica”, defende.

Ela conta, ainda, que a recepção dos seguidores na conta @hellomissrafa tem sido gratificante. “Muita gente diz que não consegue e que é difícil, então se você está no se celular para ver uma foto ou outra, e tem lá um ‘karaokê’ de uma música que você já gosta, você já está praticando inglês de uma forma inconsciente. Já recebi mensagem de uma pessoa que disse que estava tendo um fim de semana muito ruim, e que viu o karaokê e tomou aquilo como um desafio, mesmo que seja só naqueles cinco minutos, então é gratificante”.

Através dos recursos que a rede social oferece, Rafaela elaborou enquetes para que os seguidores dêem respostas sobre questões de inglês de forma lúdica. Os ‘karaokês’ contam com letras de músicas que devem ser completadas com a palavra correta, e cenas de filmes e séries aparecem para que os seguidores respondam o que foi dito. “As pessoas me enviam sugestões  de músicas ou filmes, e no fim do dia eu apareço para dar a resposta e o motivo, além da tradução. É algo muito gostoso”.

Agora, o objetivo é se dedicar ao ‘novo normal’, e ao mesmo tempo estimular os estudos entre seus seguidores. “O inglês precisa ser praticado todos os dias, por isso eu quero estar ali todos os dias, seja com uma música, um filme, ou um post, ajudando as pessoas a aprender inglês”, finaliza.

Tudo sobre: