Procura por fogos aumenta a poucos dias do Réveillon; confira os cuidados

Em Santos, duas lojas estão autorizadas a vender esses produtos. Bombeiros dão dicas de segurança para quem for utilizá-los na virada do ano

Por: Cássio Lyra & De A Tribuna On-line &  -  29/12/18  -  09:12
Show pirotécnico é sempre bastante aguardado pelas pessoas que passam a virada de ano na praia
Show pirotécnico é sempre bastante aguardado pelas pessoas que passam a virada de ano na praia   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Restando poucos dias para o fim de 2018, a expectativa para o Réveillon e a queima de fogos, que pinta o céu após o relógio marcar meia-noite, aumenta ainda mais. Em Santos, duas lojas estão autorizadas pela prefeitura a comercializar esses produtos, que chamam a atenção da população e de turistas nessa época do ano.


Localizada na Avenida Senador Feijó, no Centro de Santos, a Mussana Fogos os vende há quase 30 anos. Segundo a proprietária do estabelecimento, nesse período do ano, aumenta a procura por esses produtos.


"Desde o começo do mês, as pessoas vêm aparecendo para procurar vários tipos de fogos de artifício. Os foguetes coloridos, e com um pouco de barulho, acabam sempre sendo os mais requisitados pelos clientes", explica Cristina Barreto de Sá.


A outra loja autorizada ao comércio é a Xingu Fogos. Localizada na Rua Professor João de Lima Roland, no Estuário, a Xingu completou, em julho, sete anos em Santos. Segundo o gerente comercial do estabelecimento, o ano de 2018 tem sido muito bom na questão de vendas, e a tendência é só melhorar.


"As vendas foram muito boas, principalmente durante a época de eleições. Tivemos uma procura grande pelos foguetes, aqueles bem barulhentos, nesse período”, diz Roberto Silvares.


Para o Réveillon, Silvares explica que produtos importados estão disponíveis para venda em sua loja. “Temos fogos de artifício importados da China, chamam-se ‘Cakes’. Esse produto o santista certamente nunca viu, nem na queima de fogos da balsa. É uma grande novidade”, explica.


Bombeiros alertam sobre segurança


O Corpo de Bombeiros faz um alerta à população sobre os cuidados no manuseio de fogos de artifício e, por meio de nota, deixa quatro dicas:


1 - Somente adultos devem fazer uso de fogos de artifício;


2 - Soltá-los em lugares seguros, sem aglomeração de pessoas, para evitar acidentes;


3 - Não utilizar esses artefatos sob efeito de álcool ou outras drogas;


4 - Apontar para locais seguros, e evitar brincadeiras durante o manuseio.


Procura por fogos de artifício aumenta às vesperas do Réveillon
Procura por fogos de artifício aumenta às vesperas do Réveillon   Foto: Arquivo/AT

Logo A Tribuna
Newsletter