Primeira cirurgia robótica da Baixada Santista é concluída com sucesso em Santos

Um paciente de 66 anos passou por uma Prostatectomia Radial Robótica na Santa Casa de Santos

Por: A Tribuna.com.br  -  16/01/22  -  10:50
Primeira cirurgia robótica da região
Primeira cirurgia robótica da região   Foto: Divulgação/Santa Casa de Santos

Com o robô mais moderno do mundo, o Da Vinci Xi, a Santa Casa de Santos realizou no sábado (15), a primeira cirurgia robótica da Baixada Santista. O hospital passa a oferecer o melhor recurso de tecnologia cirúrgica, com a realização de procedimentos complexos e minimamente invasivos, com a máxima segurança do paciente.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo o provedor Ariovaldo Feliciano, as cirurgias robóticas irão modernizar a saúde da Baixada Santista. “A aquisição desse robô de primeira linha, é mais um avanço para a medicina, nós estamos preparados para cumprir mais essa etapa na Nova Santa Casa de Santos”, finaliza.


A primeira cirurgia foi realizada pelo coordenador do Projeto de Robótica do hospital e médico urologista Dr. Matheus Miranda Paiva, que fez o procedimento chamado Prostatectomia Radial Robótica, em um paciente de 66 anos. Além disso, a equipe da urologia do Dr. Eloi Moccellin também participou de perto do procedimento.


Dr. Matheus Miranda Paiva é grande referência em cirurgias robóticas e explica que na maioria das vezes, são indicadas para o tratamento de câncer, mas a abrangência da técnica é muito mais ampla. Por serem cirurgias minimamente invasivas, a maioria dos pacientes que precisam realizar procedimentos possuem indicação, e é muito raro alguém ter contraindicação para cirurgia robótica, por ser bem menos agressiva do que as outras técnicas.


O que é Prostatectomia Radical Robótica?


Consiste na remoção completa da próstata através do sistema robótico que proporciona ampliação da imagem e uma visão 3D dos campos operatórios, o que permite total controle do procedimento.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna