EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

7 de Julho de 2020

Prefeitura de Santos inicia obras viárias do projeto Nova Ponta da Praia

Trabalhos tiveram início às 9 horas e estão concentrados a partir do trecho do cruzamento da Rua Afonso Celso de Paula Lima com a Avenida Saldanha da Gama

As obras viárias do projeto Nova Ponta da Praia começaram nesta segunda-feira (11), em Santos. Os trabalhos tiveram início às 9h. Os serviços estão concentrados a partir do trecho do cruzamento da Rua Afonso Celso de Paula Lima com a Avenida Saldanha da Gama, onde ocorrerá mudança de posição do canteiro central, alargamento do calçadão e construção de uma nova ciclovia junto à linha d'água.

"É uma das etapas do complexo de obras que estamos fazendo na Ponta da Praia que visa a requalificação da linha d'água, que tem uma vocação turística muito relevante. Vamos ampliar o espaço de pedestre. Faremos a demolição do asfalto junto ao canteiro central. Vamos construir um novo canteiro central mais próximo ao lado predial e, com isso, possibilitar a construção de um grande calçadão junto à linha d'água", explicou o Gestor da Unidade de Gerenciamento do Programa Nova Ponta da Praia, Glaucus Renzo Farinello, em entrevista a TV Tribuna.

A administração informou que alguns trechos da avenida da praia terão fluxo de veículos em meia pista em razão das obras. Equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estarão no local para orientar os motoristas. Quando houver a necessidade de bloqueios ou desvios, serão realizados avisos prévios.

As melhorias no sistema viário são relativas à compensação determinada ao Grupo Mendes, conforme a Lei de Uso e Ocupação do Solo, pela construção de empreendimentos imobiliários em terrenos atrás dos clubes Saldanha, Vasco da Gama e Regatas.

Glaucus Farinello explicou que, atualmente, o viário da região privilegia o carro. A ideia é que se faça uma inversão neste sentido, ao dar mais espaço para o pedestre. "Vamos tornar o calçadão mais interessante, agradável, com equipamentos, bancos, quiosques. A ciclovia também virá para a linha d'água. Sai do canteiro central e irá incorporar esse grande calçadão junto à mureta", contou o gestor.

De acordo com ele, as obras viárias vão se estender desde o Aquário até o Ferry Boat e devem ser conclusas até o final deste ano, antes do próximo verão. Já o projeto completo, contando com as construções do novo Mercado de Peixes e do Centro de Atividades Turísticas (CAT) tem término previsto para a metade de 2020. Estas obras terão início após a conclusão do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), cujo relatório já está em análise pela Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (Comaiv).

Além de todas as mudanças e melhorias em equipamentos, o projeto Nova Ponta da Praia ainda contará com reformas do Deck do Pescador e da Ponte Edgard Perdigão, além da construção de uma nova escola pública no bairro Jabaquara. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em dezembro deste ano.

Calçadão será alargado e a ciclovia será levada para linha d'água, próximo a mureta (Foto: Reprodução)

Câmara é contra início das obras

Um relatório parcial elaborado por Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Câmara de Santos recomendou que nenhuma obra ou intervenção, nem mesmo viária, fosse iniciada na região do Terminal Pesqueiro, local escolhido pela prefeitura para abrigar o novo Centro de Convenções e o Mercado do Peixe, até que todas as dúvidas fossem esclarecidas.

A votação estava marcada para quinta-feira (7), mas o temporal que atingiu a Baixada Santista ocasionou uma queda de energia na Casa e adiou a votação para esta segunda-feira.

Inicialmente, as obras do projeto Nova Ponta da Praia estavam marcadas para começarem no dia 25 de fevereiro. A prefeitura informou que o adiamento da data ocorreu devido a uma reivindicação de moradores, comerciantes e representantes de clubes que atuam no bairro.

Tudo sobre: