Muitos santistas aproveitaram para passear e praticar esportes (Alexsander Ferraz/AT) A chuva e o frio da noite de sábado (20) foram substituídos por uma agradável manhã de domingo para abrir o inverno. Com o sol, vieram os skates, patins, pets, corredores ou quem apenas fazia sua caminhada em mais uma edição do Vem pra Orla, projeto da Prefeitura de Santos. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! O projeto tem como objetivo oferecer semanalmente atrações esportivas e culturais ao longo do trecho reservado na avenida da praia. O Vem pra Orla acontece sempre aos domingos, das 10h às 14h, nas avenidas Vicente de Carvalho e Bartolomeu de Gusmão, no sentido José Menino/Ponta da Praia, entre a Avenida Ana Costa e a Rua Ricardo Pinto. Concentrados nas proximidades do Aquário Municipal, quem quis aproveitar com a criançada a jornada matinal não se arrependeu. Foi o caso do empresário Cláudio Guedes, de 47 anos. Ele aproveitou para colocar o pequeno Nicolas, de 3 anos, para andar em sua pequena bicicleta. “Isso é top demais. A criançada pode sair correndo e você não se preocupa. Morei no Rio de Janeiro por 25 anos e não havia essa opção. Tem gente de todas as idades andando, brincando. Só em Santos mesmo”, elogiou. Perto dali, junto às tradicionais muretas, a dona de casa Euci Cunha Correa, de 78 anos, e o portuário aposentado José Eduardo Correa, de 79 anos, aproveitavam a vista privilegiada do mar no “quintal” de casa. “É legal ter uma rua de lazer, em especial para a molecada. Em um dia como o de hoje (ontem), com um solzinho, dá para tirar a ferrugem. No verão, eu sofro”, brincou. “Toparia até fazer um acordo com quem cuida do tempo, onde eu até sentiria frio, desde que não sentisse calor”. Pets Com o movimento, comerciantes de comida e artesanato tentavam convencer os clientes a levarem seus produtos. Na rua, os cães também encontravam espaço para seu passeio, caso do diretor de operações Roberto Trimmel, de 60 anos. Ao seu lado, o labrador Jedi e a vira-lata Léia — e muita disposição. “Santos está seguindo bem a linha de outras cidades do mundo, como Nova Iorque, que também fecha algumas ruas. A melhor coisa é proporcionar esse espaço para a população”, disse. A manhã também foi boa para o passeio do american bully Charlie, conduzido pelo funcionário público Caio Lira. Ao seu lado, o filho Pedro, de 6 anos, ensaiava algumas manobras com seu skate. “Quando eles fecham aqui é supergostoso, a gente consegue aproveitar. Deveria ser assim sempre. No sol como esse, é possível aproveitar muito”, acrescenta. Carrinho A pequena Maria Isabel, de 11 meses, aproveitava a seu modo o domingo de sol, conduzida em um carrinho. A mãe, a professora Maria Luiza Bataglia, de 34 anos, levou os pais para uma manhã diferente. “Acho que todo mundo teve a mesma ideia (risos). Tivemos alguns dias de chuva, agora é aproveitar”.