EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

7 de Agosto de 2020

Ponte sobre o Rio São Jorge, na Zona Noroeste de Santos, deve ser entregue até outubro

Prefeito da Cidade, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), vistoriou as obras nesta sexta-feira (3)

Com otimismo, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), disse que pode ser possível entregar a ponte sobre o Rio São Jorge, na Zona Noroeste de Santos, em outubro. A data garatida por ele para a entrega é até o fim deste 2° semestre.

A obra fará a conexão da Rodovia Anchieta com a nova Avenida Beira Rio, dentro da 4ª etapa da Nova Entrada de Santos, ligando os bairros São Manoel e Bom Retiro. A empresa responsável pela obra é a Queiroz Galvão que vem cumprindo o cronograma dos trabalhos. A próxima etapa será a duplicação da Avenida Nossa Senhora de Fátima. 

Para o chefe do executivo municipal, a obra vai diminuir muito o trânsito na entrada de Santos, já que permitirá o acesso de caminhões por um dos acessos direto à região portuária. "É a maior obra viária na Zona Noroeste da história, facilitando e melhorando a qualidade de vida das pessoas em função do menor tempo de deslocamento", diz.

A ponte terá 1.200 metros de extensão (750m no sentido Anchieta/Zona Noroeste e 450m sentido Zona Noroeste/Anchieta) e uma das dificuldades era sua base de sustentação sobre o rio. Para isso, foi preciso fazer a drenagem de sedimentos. Foram dragados, ao todo, 17 mil m³ de sedimentos, que foram colocados em bags próximas ao local e retomadas em seguida, após secar. 

Compensação ambiental

A obra prevê, ainda, compensações ambientais. O programa prevê a implantação de 63,4 mil m² de áreas verdes – o equivalente a seis campos de futebol no padrão da Fifa (10.800 m² cada). O projeto ainda prevê a recuperação de 500 metros de franja de manguezal, na beira do Rio São Jorge. 

Outro destaque é o projeto paisagístico no entorno do viaduto da Nova Entrada da Cidade, que vai ganhar mais de 15 mil m² de área verde, entre vegetações rasterias, arbustos e árvores, e um novo monumento em homenagem ao Santos FC.

 

Tudo sobre: