Plana, Santos quer dobrar malha cicloviária e chegar à marca de 100 km

Atualmente, Município conta 57 km de ciclovia

Por: ATribuna.com.br  -  26/01/23  -  17:15
Atualizado em 26/01/23 - 17:21
  Foto: Matheus Tagé/AT

Compactas, não poluentes, as bicicletas dispensam o uso de combustível e contribuem com a prática de uma atividade física. Em uma cidade quase toda plana, caso de Santos, é impossível pensar em mobilidade urbana sem que as bikes sejam um dos pilares desse contexto. É também por esse motivo que o modal está recebendo um tratamento cheio de atenção nos planos, visando uma maior fluidez do tráfego na Cidade.


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Por dispensarem combustíveis, as bicicletas foram a solução para muita gente durante a greve dos caminhoneiros, em 2018. Por serem veículos abertos, ao ar livre, ainda são estratégicas para quem precisa se locomover na pandemia e prefere evitar um transporte fechado. Como o uso da bike vai além do lazer, é considerado em planos de mobilidade.


Uma das ideias é que, com a segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) concluída, cada estação tenha um terminal do programa Bike Santos, que disponibiliza bicicletas por meio de um aplicativo. Outra questão está nos projetos que visam quase dobrar a extensão da malha cicloviária santista, que hoje é de 57 km. A meta é ultrapassar os 100 km.


Para aumentar isso, a Cidade deve implantar ciclovias nas ruas compartilhadas, um projeto que nivela o trânsito conjunto de pedestres, ciclistas e motoristas, orientados por sinalização de solo e placas. O primeiro bairro a receber esse projeto será o Areia Branca. A iniciativa será implantada ao longo da Rua Casemiro Giangiulio e vai abranger a Praça Nicanor Ortiz. “Nós conseguimos garantir esse aumento e, assim, integrar mais regiões do Município”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Glaucus Farinello.


Outra via que vai receber ciclovia será a Vereador Álvaro Guimarães, no Rádio Clube. Ali, a ideia é realizar a transformação em uma espécie de rua de comércio, com uma concepção que valorize o setor. “A proposta é ampliar a malha e, a partir disso, incentivar o uso da bicicleta como um modal. Santos tem tudo a favor para o fomento das bikes”, completa o secretário.


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