Perícia entrega laudo de elevador que caiu e matou quatro pessoas em Santos

Laudo será anexado ao inquérito policial que não tem prazo para ficar pronto

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/05/20  -  23:33
Acidente ocorreu em um edifício residencial da Rua Guararapes, na Vila Belmiro
Acidente ocorreu em um edifício residencial da Rua Guararapes, na Vila Belmiro   Foto: Matheus Tagé/AT

A Polícia Científica entregou, nesta quinta-feira (21) o laudo que aponta a causa da queda do elevador do edifício Tiffany, incidente que provocou a morte de quatro pessoas da mesma família na véspera do Revéillon, no dia 30 de dezembro do ano passado.


O laudo não foi divulgado para a imprensa, mas o delegado seccional de Santos, Carlos Schneider, esclareceu pontos do laudo em entrevista à TV Tribuna realizada durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (21).


De acordo com o delegado seccional, houve um “rompimento da placa metálica que compõe a placa de amortecimento presa à cabine do elevador, onde é fixado o conjunto tirante composto por várias peças, dentre elas, os cabos que são responsáveis pela movimentação do elevador”.


Cabine do elevador que despencou ficou completamente destruída
Cabine do elevador que despencou ficou completamente destruída   Foto: ATribuna.com.br

O delegado ainda informou que, pela análise das câmeras, o equipamento demorou sete segundos até parar no subsolo. Ele ainda enfatiza que foi feito um comparativo entre o projeto do elevador e as peças que foram encontradas pela perícia, principalmente aquelas responsáveis pela queda, e elas correspondiam ao projeto do elevador.


O laudo dos peritos também aponta que o elevador não caiu por sobrepeso, mesmo assim, irregularidades foram observadas. “Vazamento de óleo e oxidação foram encontrados pelos peritos em todo o sistema do elevador, tanto na casa de máquinas quanto nos outros compartimentos”, disse o delegado ainda para a TV Tribuna.


Agora, o laudo será anexado ao inquérito policial que não tem prazo para ficar pronto. O delegado pode, inclusive, ouvir novamente algumas pessoas para esclarecer dúvidas. O inquérito indicará se o rompimento da placa foi causado, por exemplo, por falta de manutenção no elevador.


Relembre o caso


Localizado no bairro Vila Belmiro, o Edifício Tiffany, de nove andares, tem 54 apartamentos. Ele foi construído há 21 anos para abrigar familiares e oficiais da Capitania dos Portos, no Porto de Santos. No dia 30 de dezembro de 2019 ocorreu o acidente que vitimou quatro membros da mesma família no elevador do prédio.


Família estava subindo ao apartamento de Jucelina quando elevador despencou
Família estava subindo ao apartamento de Jucelina quando elevador despencou   Foto: Fotos: Arquivo pessoal

O elevador subia até o nono andar quando caiu até o quinto e despencou até o subsolo. Nele, estavam Jucelina de Souza Goes dos Santos, a irmã dela, Lucineide de Souza Goes e o marido dela, Edilson Donizete dos Santos, além do filho do casal Eric Miguel dos Santos, de 19 anos. 


Jucelina era moradora do edifício, e desceu para buscar os parentes que chegavam de viagem para passar o ano novo em Santos. O elevador caiu quando todos subiam para o apartamento com as bagagens.


Logo A Tribuna
Newsletter