EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

17 de Agosto de 2019

Patinetes elétricas estão perto da regulamentação em Santos

Segundo a prefeitura, minuta do projeto de lei está em revisão final e será apresentada à Câmara ainda em agosto

Febre em todo o Brasil, as patinetes elétricas podem ser regulamentados até o fim do mês em Santos. Segundo a prefeitura, a minuta do projeto de lei está em revisão final e será apresentada à Câmara ainda em agosto. 

Depois de diversas polêmicas sobre o uso do veículo, a Capital publicou no último sábado (10) o decreto criando regras para a circulação do equipamento. Entre os principais pontos, está a questão da proibição do estacionamento fora de bolsões específicos.

Em maio deste ano, a vereadora Telma de Souza (PT) apresentou um projeto de lei que regulamenta a utilização das patinetes no município.

Na mesma época, a prefeitura informou que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) preparava a minuta de um projeto - que precisaria da análise do Legislativo - também com o objetivo de adequar o município à nova realidade. 

Dois dos pontos mais preocupantes são a obrigatoriedade dos equipamentos de segurança (capacetes) e a criação de locais privados para estacionamento e devolução. 

Hoje, uma das poucas regras existentes sobre o uso das patinetes consta na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Ela permite uma velocidade de até 6 km/h em áreas de pedestres e limite máximo de 20 km/h nas ciclovias e ciclofaixas.