Papai Noel mais famoso de Santos volta à ativa neste sábado

Após sofrer um AVC no Natal passado, Augusto Tomaz, mais conhecido como Zico Noel, fará a alegria da criançada

Por: Gabriel Oliveira  -  02/11/18  -  01:14
Aposentado Augusto Matias Tomaz é conhecido como Zico Noel
Aposentado Augusto Matias Tomaz é conhecido como Zico Noel   Foto: Irandy Ribas/AT

O aposentado Augusto Matias Tomaz costuma trabalhar intensamente por dois meses e aguardar outros dez para reencontrar as crianças que alegra todos os anos como Papai Noel. Desta vez, a espera tornou-se mais penosa e o retorno será muito especial. Zico Noel, como ele é conhecido no Natal, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em dezembro passado e prepara-se para voltar à atividade neste sábado (3).


Um dos mais papais noéis mais conhecidos da Baixada Santista, Zico não pôde completar a missão natalina de 2017 porque, a cinco dias do Natal, teve o AVC que o levou a ser hospitalizado.


O Shopping Pátio Iporanga, em Santos, onde Zico atuará em 2018 pelo quarto ano, precisou substituí-lo às pressas. Um novo Papai Noel fez a alegria da criançada até a véspera de Natal, mas a ausência do titular era bastante sentida por todo mundo.


“Desde dezembro e durante todo este ano as pessoas entraram em contato com a gente querendo saber da saúde do Zico e se ele iria retornar”, conta o gerente do Pátio Iporanga, Marcos Quirino. “Quando eu visitei o Zico no hospital, eu disse: no ano que vem eu te espero”.


Retorno


Neste sábado, às 19 horas, Augusto voltará a encarnar o Zico Noel, atendendo milhares de crianças no shopping localizado no Gonzaga. “Já bateu aquela adrenalina. Estou ansioso e feliz, louco para reencontrar minhas crianças. Sinto muita falta delas”, diz Zico, admitindo que, neste ano, o retorno será especial. “É diferente porque, depois do AVC que eu tive, estou mais entusiasmado”.


O Papai Noel relata que, desde que saiu do hospital, após dez dias de internação, passou a se cuidar mais. Zico, com 70 anos, voltou a tomar os medicamentos para o coração e a pressão arterial que havia deixado de lado antes de sofrer o AVC. Ele não ficou com sequela.


“Eu estou fazendo tudo certinho, tomando os remédios e evitando frituras e gordura. Mas também não sou de ferro, tem churrasco de vez em quando”, diz, com o riso que lhe é característico.


O Papai Noel, que em 2018 completa duas décadas neste ofício natalino, demonstra empolgação com a recepção que terá. “No ano passado, eu fiquei devendo quatro dias em que a frequência no shopping é muito grande. Eu espero abraçar gente pra caramba agora”.


Sem visitas


A única coisa que Zico pretende mudar são as visitas que faz às casas de famílias no dia 24 de dezembro. Ele está cogitando não prestar esse serviço desta vez. “Eu tô pensando em preservar a minha saúde. Vou ver como estarei fisicamente e psicologicamente para tomar esta decisão”.


Zico Noel atenderá as crianças no Shopping Pátio Iporanga todos os dias, das 15 às 21 horas, até 24 de dezembro. Nessa data, o horário será modificado, indo de meio-dia a 17 horas.


Logo A Tribuna
Newsletter